CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Cultura 23/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Ontem ocorreu o lançamento do livro “Lembranças de um Vaqueiro”, escrito por Antônio Pinheiro de Oliveira!

A obra, que retrata a lembrança e estima daqueles que já se foram através da poesia do Aboiador. Foi uma oportunidade única de valorizar nossa cultura e enaltecer as raízes do nosso povo.

#Esporte 07/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Inauguramos hoje a nova Biblioteca Municipal Augusto Tavares de Sá e Benevides.

Um espaço para as nossas crianças e adolescentes abrirem a mente, adquirindo conhecimento para um futuro brilhante. Com essa inauguração, estamos avançando mais um passo na educação de Mombaça.

#Cultura 13/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Magia e Solidariedade: Mombaça Brilha Sob o Espírito Natalino na Noite Memorável de Natal!

Mombaça brilhou ainda mais na noite do dia 10 de dezembro

Caminhamos juntos pelas ruas iluminadas, celebrando a magia do Natal que agora brilha em cada canto da nossa amada cidade.

O acender das luzes foi um espetáculo de emoções e a presença do Papai Noel tornou a noite ainda mais especial.

Que este espírito natalino nos guie por dias repletos de alegria e solidariedade.

#Esporte 04/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Emoção nas Pistas: Resultados e Vencedores da 9ª Etapa do IX Circuito Mombacense de Vaquejada

9ª ETAPA DO IX CIRCUITO MOMBACENSE DE VAQUEJADA

A Prefeitura de Mombaça e a Secretaria de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo, realizaram nos dias 01, 02 e 03 de Dezembro, a 9ª etapa do IX Circuito Mombacense de Vaquejada, no Parque Eleotério, com apoio do Prefeito Orlando Filho.

Os participantes com o melhor desempenho receberam premiações no total de 26 mil reais, além de troféus. Confira a lista dos classificados:

Extra feminino

Campeã Yasmim

Extra Aberto Geral

Campeão Iraildo Lucena

Rachado de 2 a 8

Witalo Dantas

Valdeir Santos

Adilson Cavalcante

Luan Oliveira

Gilberto Neto

Caio Vitor

Alexandre Florentino

EXTRA VAQUEIROS DO MUNICÍPIO

Rachados em vagas iguais

Denim Oliveira

Adilson Cavalcante

Maurício Filho

Arizo Jr

Pedro Felipe

Alexandre Florentino

Marcelo Oliveira

Iraildo Lucena

EXTRA ASPIRANTE

Rachados em vagas iguais

1° DELMARIO

Pedro Dantas

Marcos Vinicius

Galego do Rancho

#Cultura 02/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Silvero Pereira Ilumina a Noite: Uma Apresentação Memorável que Encantou Nossa Cidade!

Uma noite memorável

nossa cidade foi palco de um evento extraordinário! Nosso querido Silvero Pereira, grande artista e exemplo de ser humano, encantou a todos com um incrível show, proporcionando uma noite repleta de emoção e alegria.

Agradecemos a todos que participaram desse momento tão especial. Juntos, celebramos a cultura e o talento que nosso município tem a oferecer.

#Cultura 27/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Forró e Alegria: Mombaça Encerra os 172 Anos com Chave de Ouro em Uma Noite Contagiante de Ritmo e Celebração!

Em meio ao ritmo contagiante do forró, encerramos com chave de ouro na noite do dia 26 de novembro, as festividades dos 172 anos de Mombaça!

Uma noite repleta de energia, dança e celebração, marcando nossa cidade com muita alegria. Viva Mombaça!

#Cultura 25/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Mombaça Brilha: Noite Especial de Aniversário Marca os 172 Anos da Cidade com Cores, Sons e Muita Alegria!

Mombaça se vestiu de cores e sons para celebrar seus 172 anos com uma festa que ficará marcada na memória de todos! A noite tornou-se ainda mais especial com a presença de talentosos artistas que deram um show de música e animação.

Agradecemos a todos que participaram e contribuíram para o sucesso desta noite especial. Que essa festa seja recordada como um capítulo vibrante na história de Mombaça. Rumo a mais anos de tradição, cultura e animação em nossa amada cidade!

#Cultura 24/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO 172 Anos de História Iluminados: Show Evangélico Emociona Mombaça em Noite de Celebrações e Gratidão!

Emocionante noite de celebrações e gratidão em Mombaça! O show evangélico, integrante das festividades pelos 172 anos da cidade, trouxe luz, fé e união. Agradecemos a todos que contribuíram para tornar este evento memorável. Que esta celebração seja um marco de amor e esperança, impulsionando-nos rumo a um futuro de paz e prosperidade.

#Esporte 09/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Atletas de Mombaça Pedro Lima e Maria Vitória Deixam Sua Marca nos Jogos Escolares Brasileiros de Tênis de Mesa!

Mombaça conquista PÓDIO nos Jogos Escolares Brasileiros na modalidade tênis de mesa.

Representando o Ceará, os atletas Pedro Lima e Maria Vitória estiveram esta semana em Brasília, DF, nos Jogos Escolares Brasileiros. Alcançando resultados históricos nessa modalidade em crescimento incrível. O atleta Pedro Lima conquistou a medalha de Prata na competição, na chave Prata, tornando-se o primeiro a conquistar uma medalha nacional individual na história do nosso município. Não parando por aí, a atleta Maria Vitória ficou em 5° lugar na chave ouro, como a quinta melhor sub-14 do Brasil, na chave mais desafiadora da competição.

Parabenizamos o treinador dos jovens, Emanuel Kaell, por todo o esforço e dedicação que demonstrou com os jovens. Agradecemos também à coordenadora de Esportes, Jessica Sabino, que, juntamente com o professor Alberto Peixo, acompanhou e auxiliou nossos jovens que brilharam em Brasília.

#Esporte 06/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Vaquejada em Alta: Mombaça Agita o Parque Dantas na 7ª Etapa do IX Circuito com Premiações de R$16 Mil!

7ª ETAPA DO IX CIRCUITO MOMBACENSE DE VAQUEJADA

A Prefeitura de Mombaça e a Secretaria de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo, realizaram nos dias 03, 04 e 05 de novembro, a 7ª etapa do IX Circuito Mombacense de Vaquejada, no Parque Dantas, com apoio do Prefeito Orlando Filho.

Os participantes com o melhor desempenho receberam premiações no total de 16 mil reais, além de troféus. Confira a lista dos classificados:

FEMININO

Rachado para Yasmim e Mirella Custódio

ABERTO

1° Luan Oliveira

2° Caio Vitor

3° Vitinho

4° Alexandre Florentino

5° Valdeir Santos

6° Pedro Victor

7° Denim

8° Vitor Emanuel

9° Ricardo Oliveira

10° Denim

ASPIRANTE

Rachados em

1° Gabriel Silva e Junior Pádua

3° Luan Bodeiro

4° Marcos Vinicius

5° Nenca

6° Vitor Emanuel

7° Vitor Emanuel

8° Jardel Eletricista

9° Júnior Sabino

10° Gabriel do Robério

#Esporte 23/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Emoção e Habilidade: Prefeitura de Mombaça Realiza 6ª Etapa do IX Circuito de Vaquejada com Premiações de 16 Mil Reais!

6ª ETAPA DO IX CIRCUITO MOMBACENSE DE VAQUEJADA

A Prefeitura de Mombaça e a Secretaria de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo, realizaram nos dias 20, 21 e 22 de outubro, a 6ª etapa do IX Circuito Mombacense de Vaquejada, no Parque Labirinto, com apoio do Prefeito Orlando Filho.

Os participantes com o melhor desempenho receberam premiações no total de 16 mil reais, além de troféus. Confira a lista dos classificados:

Feminino

Rachado para Lilian Reis e Vitória Kannanda

Aspirante

Rachando

1°. Gabriel Silva

2°. Kauan Martins

3°. Pablo

4°. David Oliveira

5°. Kauan Martins

6°. Breno Linhares

7°. Jardel Eletricista

8°. David Oliveira

9°. Jean Carlos

10°. Dissin

Aberto

Rachado para 13

1°. Marcelo Oliveira

2°. Valdeir Santos

3°. Marcelo Oliveira

4°. Lucas Moreira

5°. Jefinho

6°. Decy

7°. Roberto Filho

8°. Paulino Neto

9°. Amon do Mossoró

10°. Amom do Mossoró

11°. Denim

12°. Bebel do Assaré

13°. Sussu

#Esporte 14/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Fim em Grande Estilo: Campeonato Mombacense de Futsal consagra Boas de Bola e Esporte Clube Recreio como campeões.

No último sábado, 14 de outubro, a Prefeitura de Mombaça e a SECULT concluíram o maior Campeonato Mombacense de Futsal do município, evento esportivo que teve seu início em 31 de agosto e contou com a participação de atletas de toda a cidade através dos zonais, totalizando 38 equipes, as quais atraíram um expressivo público.

Os campeões do Campeonato foram o time feminino "Boas de Bola" e o time masculino "Esporte Clube Recreio". Destacando-se como os artilheiros da competição, tivemos Rômulo Lima (T.F.C) e Paloma Silva (Queimadas), enquanto os melhores goleiros foram Raylson Sousa (T.F.C) e Kleyciane (Boas de Bola).

O Campeonato foi um enorme sucesso, demonstrando o compromisso da gestão "nossa terra, nosso orgulho" em proporcionar o melhor do esporte para a juventude mombacense. Viva o esporte!

#Cultura 27/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Mombaça em Movimento Cultural: III Conferência Municipal define rumos da política cultural com posse do Conselho.

Ontem, 27 de setembro, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo, realizaram a III Conferência Municipal de Cultura. A conferência trouxe temas importantes para o desenvolvimento da política cultural do nosso município, bem como elegeu e deu posse ao Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Estiveram presentes na ocasião, a primeira-dama Lívia Alencar, a vice-prefeita Elidiana Carvalho, o secretário de Cultura, Jônatas Lima, a coordenadora de Cultura, Mikaele Sousa, o conferencista da COPAR e representante da SECULT Ceará, Pedro Igor, dentre outras autoridades. Foi um momento de articulação, fomento e de escuta dos anseios dos artistas locais.

#Esporte 11/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Ouro para Mombaça: TTDragons brilha no Challenge Plus e traz para casa quatro medalhas douradas e uma de bronze.

Campeões Brasileiros? Sim! É isso mesmo.

Nos dias 8,9 e 10, a TTDragons, equipe de Tênis de Mesa de Mombaça, jogou o Challenge Plus em Fortaleza, um campeonato de nível nacional. A equipe fez grande campanha contra equipes e atletas fortíssimos de todo o Brasil e faturou 5 medalhas, 4 de Ouro e 1 de Bronze. Os atletas Antônio Nunes e a Maria Vitória se sagraram campeões Brasileiros em cinco categorias

Antônio Nunes

-Ouro Rating M-

Maria Vitória

-Ouro Rating F-

-Ouro Sub-15 -

-Ouro Sub-21-

-Bronze Absoluto C-

"Obrigado especial a Prefeitura e Secretaria através dos gestores, por acreditarem na gente sempre, viabilizando os espaços que nos permitem treinar, o apoio e a nossa ida as competições, vocês são muito importantes. Ao nosso parceiro e treinador Betão, que mesmo chegando cansado de viagem não poupou esforços pra nos ajudar e aos nossos apoiadores que fazem esse esporte crescer cada vez mais na cidade."

Palavras do treinador da equipe, Emanuel Kaell.

E assim, o esporte mombacense chega no topo do esporte nacional!

#Esporte 10/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Do Ceará para o Brasil: Atleta de Wrestling de Mombaça, Felipe Paulino, brilha na etapa nacional dos Jogos da Juventude.

O Esporte mombacense voa e expande em diversas modalidades.

Nos últimos dias da última semana, o aluno/atleta Felipe Paulino, campeão Cearense de Wrestling participou da etapa nacional do Jogos da Juventude em Ribeirão Preto/SP. Embarcou junto a delegação do Estado, e entregou o seu máximo na competição, já sendo um grande destaque para Mombaça e Ceará na modalidade.

Não veio a medalha, porém a conquista maior para a gestão Nossa Terra, Nosso Orgulho, é poder ver o esporte crescendo, o que significa que as oportunidades estão aí, nossos gestores incentivando e a nossa galerinha abraçando e com muito amor.

Já podemos ver a evolução do wrestling em Mombaça, quando no ano de 2022 o mesmo atleta esteve na fase estadual, sendo vice-campeão e agora já se sagrando o campeão cearense, participando da etapa nacional. Ressaltando, tivemos uma delegação bem maior na modalidade na fase estadual este ano.

O técnico da SECULT Mombaça, Kleiton Rodrigues esteve acompanhando o atleta em Fortaleza até o embarque com a delegação cearense.

E o trabalho não pode e nem vai parar. Agradecemos a prefeitura de Mombaça sempre apoiando e acreditando na força do esporte.

#Esporte 04/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO De Mombaça para a capital Cearense: Técnico Edson Santana guia atletas em busca de conquistas.

Gabriel(atleta da seleção mombacense sub 14), convocado para compor a categoria sub 14 do Ceará Sporting Club.

Na última segunda feira com total apoio da Prefeitura Municipal, através do Prefeito Orlando Filho e Secretaria de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo, 3 atletas da categorias de base da seleção Mombacense de futebol sub 14 e 17, embarcaram para capital cearense onde fizeram uma semana de avaliação no Ceará Sporting Clube.

Com muita alegria recebemos o comunicado que o atleta João Gabriel foi convocado para compor a categoria sub 14 do Ceará Sporting Club.

Para o prefeito Orlando Filho que é um fiel investidor na base e na oportunidade para os nossos jovens e adolescentes, só se confirma cada vez mais que está sim no caminho certo.

A equipe mombacense é comandada pelo técnico da SECULT, Edson Santana que fez o trabalho de acompanhar os atletas até a capital!

E o trabalho só está começando! Seguimos firmes e fortes.

#Esporte 03/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Cavalos, poeira e emoção: Mombaça brilha na 3ª etapa do IX Circuito de Vaquejada, premiando os melhores competidores.

3ª ETAPA DO IX CIRCUITO MOMBACENSE DE VAQUEJADA

A Prefeitura de Mombaça e a Secretaria de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo, realizaram nos dias 02 e 03 de setembro, a 3ª etapa do IX Circuito Mombacense de Vaquejada, no Parque São Miguel, na localidade de Catolé, com apoio do Prefeito Orlando Filho.

Os participantes com o melhor desempenho receberam premiações no total de 16 mil reais, além de troféus. Confira a lista dos classificados:

CATEGORIA ASPIRANTE

??Classificação:

1°. Diego Sindeaux

2°. Gabriel Silva

3°. Samuel Silva

4°. Nenca

5°. Alex Silva

6°. Ruan Barreto

7°. Gabriel Silva

8°. Samuel Silva

9°. João Vitor

10°. Ruan Barreto

CATEGORIA ABERTA

??Classificação:

1°. Adilson Meireles

2°. Léo Maia

3°. Marcelo Oliveira

4°. Nego Eletricista

5°. Léo Maia

6°. Marcelo Oliveira

7°. Pedro Victor

8°. Amom Mossoró

9°. Witalo Dantas

10°. Amom Mossoró

FEMININO

??Classificação:

1°. Otilia Linhares

2°. Otilia Linhares

3°. Otilia Linhares

#Gestão 01/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Emoção e cuidado: Encerramento da Semana do Bebê em Mombaça premia mães e destaca a importância da primeira infância.

A Prefeitura Municipal realizou ontem, 01 de setembro, o encerramento da Semana do Bebê, na sede da SECULT. O momento foi marcado pela presença de diversas mamães mombacenses, que receberam kits gestantes, books fotográficos e o certificado de Bebê do Ano.

Na ocasião, o Prefeito Orlando Filho, primeira-dama Lívia Alencar, vice-prefeita Elidiana Carvalho e o articulador do selo Unicef e chefe de gabinete, Ney Werbson, entre outras autoridades, estiveram presentes no evento.

#Esporte 08/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Inaugurando a Emoção do IX Circuito Mombacense de Vaquejada: Primeira Etapa no Parque Antônio Santana!

A Prefeitura de Mombaça e a Secretaria de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo, realizou nos dias 04, 05 e 06 de agosto, no Parque Antônio Santana, no distrito de Carnaúbas, a primeira etapa do IX Circuito Mombacense de Vaquejada, com apoio do Prefeito Orlando Filho.

Os participantes com o melhor desempenho receberam premiações no total de 16 mil reais, além de troféus. Confira a lista dos classificados:

CATEGORIA ASPIRANTE

??Classificação:

(Prêmio dividido)

1°. Iarlei

2°. Leonardo Cavalcante

3°. Nenca

4°. Gabriel Silva

5°. Guilherme Pereira

6°. Júnior Sabino

7°. Delmario

8°. Pituiba

9°. Diego Sindeaux

10°. Ruan Barreto

11°. Kauan Martins

12°. Chaci de Grilo

13°. Diego Sindeaux

CATEGORIA ABERTA

??Classificação:

1°. Maurício filho

2°. Pedro Victor

3°. Pedro Filho Dereco

4°. Marcelo Oliveira

5°. Fernando Guedes

6°. Ravel Machado

7°. Raone Lagoa

8°. Ricardo Oliveira

9°. Denim Oliveira

10°. Gilberto Neto

FEMININO

??Classificação:

1°. Sabrina lima

2°. Mirhella Custódio

3°. Sabrina Lima

4°. Otilia Linhares

#Cultura 19/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Festejando Tradição e Forró: RASTAPÉ 2023 - Festival de Quadrilhas de Mombaça

O maior Festival de Quadrilhas da nossa região contou com muito forró, alegria e tradição, sem falar nas premiações em trofeús e mais de 6 mil reais em dinheiro, para os vencedores das várias categorias da competição.

O evento, promovido pela Prefeitura de Mombaça e SECULT, recebeu um grande público nas duas noites de apresentações. O prefeito Orlando Filho, acompanhado pela primeira-dama, Lívia Alencar, a vice-prefeita, Elidiana Carvalho, o secretario da pasta, Jônatas Lima, e demais autoridades locais, marcaram presença na ocasião.

#Cultura 27/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO É TRADIÇÃO, É CULTURA, É BOIADEIROS DO SERTÃO!

É TRADIÇÃO, É CULTURA, É BOIADEIROS DO SERTÃO!

A estreia da Quadrilha Junina Boiadeiros do Sertão foi um sucesso e contou a história do grande pescador Ceará e da linda rendeira Fortaleza, que após o primeiro encontro encantaram-se com suas riquezas naturais, características e qualidades, vivendo uma linda história de amor.

Foi lindo esse lançamento de 2023, que traz o tema: "Ceará, terra da luz, lugar de encantos e tradições".

#Esporte 26/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Ciclo Sesc: Um pedal pela cidade que une esporte, cultura e solidariedade

A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo, em parceria com o Sesc, realizou um super pedal pela cidade com o projeto "Ciclo Sesc", que aconteceu no domingo, 25.

O evento contou com a participação de diversas pessoas amantes das bicicletas que receberam camisas e participaram de um sorteio de 2 bikes. Já estamos ansiosos pela próxima edição!

Os alimentos arrecadados na inscrição foram entregues a APAE e a Pastoral da Criança.

#Cultura 05/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Biblioteca Pública Municipal Augusto Tavares de Sá e Benevides: Renovação para uma Experiência Cultural Incomparável!

Reforma da Biblioteca Pública Municipal Augusto Tavares de Sá e Benevides: uma nova fase começa!

A Prefeitura deu um passo importante para deixar nossa Biblioteca Pública Municipal ainda mais incrível! ????

Essa nova Biblioteca será um verdadeiro tesouro para a nossa comunidade, um espaço dedicado à cultura, ao conhecimento e ao enriquecimento intelectual. Além disso, será um ambiente inclusivo e educacional, aberto a todos.

A prefeita em exercício, Elidiana Carvalho, o secretário de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo, Jônatas Lima, e a Engenheira Civil, Isabelle Cavalcante, assinaram a Ordem de Serviço para a reforma do equipamento. Também estiveram presentes na ocasião, o coordenador da Biblioteca, Fernando Cruz e várias autoridades locais.

#Esporte 25/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Inauguração da Quadra Poliesportiva Antônio Clemir Teixeira em Carnaúbas!

A Prefeitura de Mombaça e Secretaria de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo, inauguraram no dia 24 de março, a Quadra Poliesportiva Antônio Clemir Teixeira, no distrito de Carnaúbas.

O Esporte é uma importante ferramenta para inclusão social, além de promover a convivência em grupo, ajuda no crescimento pessoal, na percepção da participação de cada um na sociedade, no aprimoramento da disciplina, do respeito ao próximo, promoção de saúde, entretenimento e lazer.

A entrega deste equipamento é fruto do compromisso da gestão com os mombacenses, por acreditar na força do esporte e da necessidade da prática.

Estiveram presentes, o Prefeito Orlando filho, acompanhado pela primeira-dama, Lívia Alencar, a vice-prefeita, Elidiana Carvalho, a secretária de Educação, Helena Oliveira, e demais autoridades locais.

#Cultura 11/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Pré-Carnaval em Família 2023

Essa linda festa foi marcada por muita alegria e diversão entre os mombacenses, que aproveitaram ao som das marchinhas da Banda de Música Francisco de Assis Soares, com direito ao concurso de melhor brincante, esquenta do samba e muita animação!

O momento foi promovido pela Prefeitura de Mombaça e Secretária de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo, contando com a participação da vice-prefeita Elidiana Carvalho (que esteve representando o prefeito Orlando Filho), e o secretário da pasta, Jônatas Lima.

#JogosEscolares 23/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Mombaça sedia Jogos Escolares 2022 - Etapa Regional com participação de mais de 250 alunos Participaram 7 municípios da Região Sertão Central Sul - CREDE 14
#JogosEscolares2021 25/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO VÔLEI DE PRAIA: Sol brilha para Mombaça e meninas conquistam o ouro na areia

Na manhã de hoje (25), o sol apareceu para prestigiar as finais do Vôlei de Praia nos Jogos Escolares do Ceará - Fase Estadual.

Noemia Chrystina e Ysabela Tavares conquistaram o ouro cearense, vencendo de virada pelo placar de 2x1, a dupla da cidade de Jijoca de Jericoacoara.

Agora a dupla se preparará para a fase nacional, onde representarão além do nosso município, o Estado do Ceará na cidade do Rio de Janeiro. "Vamos treinar muito, para ganharmos destaque entre as principais equipes nacionais, e assim, abrirmos novas oportunidades também. Sabemos que será um novo marco para nossa cidade e nosso estado, e iremos nos preparar para chegar bem", comentaram as atletas.

Quem também representou com maestria nossa cidade, conquistando a prata, e levando Mombaça ao pódio, foi Maria Victoria que deu um show no tênis de mesa, ficando atrás apenas da campeã da cidade de Massapê, e também se classificou para a fase nacional.

Os meninos do tênis de mesa, Cláudio Enzo e Pedro Victor, deram o seu melhor, mas não permaneceram na competição.

A delegação mombacense foi acompanhada nos jogos, pela coordenadora municipal de esportes, professora Jéssica Sabino.

O secretário de Juventude, Esporte e Cultura, Jônatas Lima, agradeceu o total e incondicional apoio da prefeitura de Mombaça, através do prefeito Orlando Filho, bem como o apoio da secretaria da Educação.

O prefeito Orlando Filho, usou as redes sociais para destacar a conquista de Mombaça, e parabenizou a delegação pela conquista. "Investir no esporte em suas diversas modalidades é uma das prioridades da nossa gestão". Ressaltou o gestor.

#JogosEscolares2021 21/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Mombaça sedia fase macro regional dos Jogos Escolares na categoria 12 a 14 anos

A Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) do Ceará, com apoio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Cultura de Mombaça, (SEJUESC), realizou, no último sábado, dia 18 de setembro, a fase macro regional dos Jogos Escolares na categoria 12 a 14 anos, no município de Mombaça.

A competição reuniu cerca de 90 alunos-atletas nas modalidades de futsal, atletismo 80 e 150 metros, arremesso de peso e salto em distância, dos municípios de, Mombaça; Iguatu; Cedro; Acopiara; Senador Pompeu e Solonópole, e contou com a presença do secretário municipal de Juventude, Esporte e Cultura de Mombaça, Jônatas Lima, coordenadora municipal de esportes Jéssica Sabino, técnicos da secretaria e servidores da Escola Divino Salvador.

No futsal, o município de Centro foi campeão, com Mombaça ficando em segundo lugar.

Próximo final de semana, entre 25 a 27 de setembro será realizado a etapa Estadual da categoria 12 a 14 anos em Fortaleza, com as modalidades individuais, aonde Mombaça, irá com a representatividade de: vôlei de areia feminino, xadrez masculino, tênis de mesa masculino e feminino.

A fase estadual coletiva acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de outubro com a representatividade do vôlei feminino da escola Divino Salvador.

A Prefeitura de Mombaça, através da secretaria de Juventude, Esporte e Cultura, vem incentivando à prática de esporte no município e valorizando os atletas locais, com o objetivo de descobrir novos talentos desportistas para que possam representar a cidade em competições de outros níveis da federação brasileira, e no futsal sub-14, disponibilizou o professor Wanderson Marques para acompanhar e treinar a equipe de Mombaça, na competição.

Jogos Escolares do Ceará 2021

Os Jogos Escolares do Ceará buscam promover o intercâmbio sociocultural e educacional entre os alunos das diversas escolas do Estado, além de revelar novos talentos, levando uma mensagem de cultura e paz, mostrando que é possível realizar esporte de forma solidária e sem violência.

#Cultura 04/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO PREFEITURA DE MOMBAÇA ENTREGA MATERIAL DE TRABALHO A BANDA DE MÚSICA PROFESSOR FRANCISCO DIASSIS SOARES

Na noite de ontem (03), o prefeito Orlando Filho, ao lado da primeira-dama Lívia Alencar e do secretário municipal de Juventude, Esporte e Cultura, fez a entrega de novos instrumentos musicais para a Banda de Música Professor Francisco Diassis Soares.

Entre o material estar 1 sax alto, 1 sax tenor, 2 clarinetes, 1 trompete, 1 zabumba, baquetas, 1 triângulo, 1 pandeiro, palhetas e óleos lubrificantes para instrumentos de sopro, 30 estantes para partituras, 2 caixas de som, microfone, cabos conectores, plugs e 1 cajon elétrico.

Com essa aquisição, os instrumentos além de modernizar e melhorar a qualidade na capacitação tem o objetivo fortalecer a expressão musical e cultural da banda.

O prefeito Orlando Filho, parabenizou a todos os componentes pela dedicação, e também ao maestro Washington Luís, que veem realizando um importante trabalho no município.

O Secretário Jônatas Lima, o maestro da banda de música Washington Luís, agradecem toda atenção e sensibilidade do prefeito Orlando Filho em conseguir enxergar a necessidade da cultura através da música especificamente, "onde com bons sons. buscamos e resgatamos muitos jovens, adolescentes que se encontram através deste atrativo, o que dá a oportunidade de formar cidadãos com mais dignidade." Ressaltou o secretário.

"Este material nos permite já projetar uma abertura de uma nova turma da Escola de Música, Antônia Sabino Vieira", completou.

Durante a entrega também estiveram presente à coordenadora municipal de cultura, Micaele Sousa e o coordenador da banda de música, Guilherme.

A aquisição dos instrumentos foi através de recursos próprios do município.

#Esporte 03/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO SECRETARIA DE JUVENTUDE, ESPORTE E CULTURA DE MOMBAÇA REALIZA PENEIRA DE FORMAÇÃO DAS CATEGORIAS DE BASE SUB-15 e SUB-17

A Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Cultura de Mombaça, iniciou nos dias 01 e 02 de setembro, uma peneira para formação das Categorias de base do Futebol Sub-15 e Sub-17. O momento aconteceu, no Estádio Municipal Robério Vieira ‘Gata Mansa".

No olhar, a ansiedade retratava o momento. A peneira foi conduzida pelos profissionais Edson, Wanderson, Gustavo (estagiário), coordenadora de esportes Jéssica Sabino, e contou com a presença do Prefeito Orlando Filho e do Secretário da pasta, Jônatas Lima.

"Sabemos que Mombaça é um celeiro de bons jogadores e esse trabalho que a prefeitura está fazendo vai contribuir muito com a descoberta de novos talentos. Com o projeto esperamos revelar bons jogadores a cada ano", comentou o prefeito Orlando Filho.

O secretário Jônatas Lima, reforçou a questão da entrega de cada um. "O que todos estão vivendo hoje é a realização de um sonho. Nós queremos formar equipes competitivas fortes e aguerridas. A realização deste projeto depende dos nossos Talentos. Precisamos que as crianças e adolescentes entrem nas peneiras com o coração e determinação", destacou o secretário.

#Ciclismo 20/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO PREFEITURA DE MOMBAÇA REALIZA O 1º PEDALA MOMBAÇA, EM HOMENAGEM AO DIA DO CICLISTA

Na noite de ontem (19) a Prefeitura de Mombaça, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura, realizou o 1° PEDALA MOMBAÇA, evento em homenagem ao DIA NACIONAL DO CICLISTA, comemorado em 19 de agosto.

O evento reuniu cerca de 100 cliclistas que passearam por diversas ruas de MOMBAÇA, com o trajeto sendo acompanhado pelo prefeito Orlando Filho e a primeira-dama Lívia Alencar, e ainda a presença do secretário da pasta Jônatas Lima, que ao final entregaram um certificado de participação a todos que estiveram presentes.

Em sua fala o secretário Jônatas Lima, reforçou o compromisso da gestão com a modalidade em Mombaça, e assegurou a realização de outros importantes eventos para os ciclistas de Mombaça.

Levou mais de 11 anos para que o 19 de agosto se transformasse no Dia Nacional do Ciclista. E não apenas como uma data informal: ela foi oficializada pela Lei 13.508, em 22 de novembro de 2017.

Mais que uma comemoração, o Dia Nacional do Ciclista é uma data para reflexão sobre nossas atitudes no trânsito e sobre a necessidade de proteção ao ciclista.

A data também é importante para se promover o uso da bicicleta, já que ela representa um meio de transporte sustentável e que em muito contribui para nossas cidades, com a redução das poluições atmosférica e sonora e ainda diminuição de mortes no trânsito.

"muito mais do que uma data comemorativa, o dia 19 de agosto é uma data para enfatizarmos a conscientização de todos os cidadãos que precisam ir e vir em seus veículos de grande ou pequeno porte. A vida dos ciclistas deverá sempre ser defendida" enfatizou o prefeito Orlando Filho.

#Cultura 17/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO PREFEITURA DE MOMBAÇA REALIZA I EXPOSIÇÃO DE ARTES

A Prefeitura de Mombaça através da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura realizou a I Exposição de Artes, "Embarque nessa viagem".

A exposição aconteceu na sede da Secretaria nos dias 13 e 16/08 em alusão ao Dia Nacional das Artes (15/08). O objetivo da exposição foi proporcionar aos mombacenses uma verdadeira viagem no mundo das artes, em especial as artes locais.

Uma grande diversidade de artes foi apresentada, como: capoeira, maquiagem, desenhos, pinturas em telas, fotografias, artesanatos, crochê, cordéis, livros, vitrola, radiola, vinil, toca fitas, um histórico da banda municipal de música com instrumentos, fardamentos, assim como a arte da performance, diversos títulos esportivos de grande relevância como 4ª colocação nos jogos escolares na fase nacional, campeão cearense, dentre outros.

Foi apresentado ainda sessões de cinema para as crianças e adolescentes, e a história de Mombaça para todos os visitantes.

A exposição teve um número considerável de visitantes, em especial o Prefeito Municipal Orlando Filho, primeira-dama Livia Alencar, Vice-prefeita Elidiana Carvalho, Secretários Municipais: Ney Werbson, Aurinete Almeida, Ennio Fragoso, Fatinha, Liane Alencar, Lucigloria Evangelista, e ainda da Coordenadora Municipal de Cultura, Mikaele Sousa, dentre outras autoridades.

O secretário de Juventude, Esporte e Cultura Jônatas Lima, comunga com o pensamento de Dom Bertrand de Orleans e Bragança, que diz: "A história é absolutamente fundamental para um povo. Quem não sabe de onde vem, não sabe para onde vai."

#Juventude 23/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Mombaça sedia I Encontro dos Secretários de Esportes do Sertão Central

Na manhã desta sexta-feira (23), um grande avanço foi dado para o futuro promissor do esporte da região do Sertão Central. Diretores, secretários e coordenadores de esportes dos municípios de Acopiara, Boa Viagem, Dep. Irapuã Pinheiro, Itatira, Madalena, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole, reuniram-se na cidade anfitriã, Mombaça, com o objetivo principal de debater a fundação da Associação dos Secretários de Esportes do Sertão Central - ASESC, idealizada pelo Coordenador de Esportes de Senador Pompeu Luzimar Siqueira.

Participaram do evento, a vice-prefeita Elidiana Carvalho, na ocasião representando o prefeito Orlando Filho, a primeira-dama Livia Alencar, Chefe de Gabinete Ney Werbson, a Sra. Vitória Neila, secretária de educação de Piquet Carneiro, representando o prefeito Bismark Bezerra e ainda coordenadora de esporte de Mombaça, Jéssica Sabino.

Durante o evento houve apresentação do atleta mombacense de freestyle Adriano, que fez uma demonstração da modalidade aos presentes.

Em sua fala a vice-prefeita Elidiana Carvalho, destacou a força de Mombaça dentro do esporte. "Somos uma cidade que estar pronta, para sediar competições de diversas modalidades, tanto a nível regional, como estadual, pois nossa gestão tem desempenhado esforços no sentido de fortalecer cada vez mais o esporte em Mombaça". Ressaltou.

Para o secretário Jônatas Lima, o resultado de união da região em torno da criação da associação, é de fundamental importância para atrair investimento ao esporte da Região Sertão Central. "O nosso maior incentivo é e sempre será a satisfação que sentimos quando conseguimos vencer todos os obstáculos para chegar onde queremos, com respeito, solidariedade e espírito de equipe". Destacou o secretário.

A Associação dos Secretários de Esportes do Sertão Central - ASESC, tem o objetivo de unir os municípios da Região Sertão Central, para desenvolverem juntos, de forma regionalizada, atividades e o fortalecimento do esporte na região, bem como a atração de investimentos na área a nível regional,

#MeioAmbiente 22/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Prefeito Orlando Filho assina ordem de serviço da construção da Central de Resíduos Sólidos em Mombaça As centrais são os lugares onde todos os tipos de resíduos encontram uma destinação final ambientalmente adequada, e em Mombaça terá investimentos de mais de 340 mil reais.
#TênisdeMesa 19/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura realiza 1º Campeonato Mombacense de Tênis de Mesa O evento contou com a participação de mais de 50 inscritos
#Audiência 02/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO SECRETÁRIO DE JUVENTUDE, ESPORTE E CULTURA DE MOMBAÇA É RECEBIDO PELO SECRETÁRIO ESTADUAL DE ESPORTE E JUVENTUDE

O Secretário de Juventude, Esporte e Cultura de Mombaça, Jônatas Lima, se reuniu na última quinta-feira (01) com o Secretário Estadual de Esporte e Juventude do Estado do Ceará, Rogério Pinheiro, para apresentar diversas demandas para o município de Mombaça.

O Encontro aconteceu na Sede da SEJUV, na Arena Castelão, e os rumos do Esporte Cearense, em especial o de Mombaça, foi uma das pautas apresentada pelo Secretário Jônatas Lima.

"É um momento de alegria e esperança para ambos, pela satisfação dos desportistas do estado que puderam, conforme permissão do decreto, retomar as atividades esportivas" ressaltou o Secretário Jônatas Lima.

Na oportunidade, o secretário municipal, demonstrou todo interesse de receber uma das fases regionais dos jogos escolares do estado, previstos acontecer no mês de setembro de acordo com a SEJUV.

#Cultura 14/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO MOMBAÇA: Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura, anuncia lista dos aprovados no Auxílio Financeiro setor de eventos

A Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura, anunciou a relação dos mombacenses que foram aprovados no Auxílio Financeiro do Setor de Eventos, concedido pelo Governo do Estado do Ceará.

O Auxílio Financeiro é para os profissionais do setor de eventos que ficaram impedidos de exercerem as suas atividades por conta das restrições no segmento em decorrência da pandemia da Covid-19.

Em Mombaça, foram 24 aprovados, que receberão o auxílio de R$ 1.000, dividido em duas parcelas de R$ 500. O Governo do Estado anunciou que a Primeira parcela será paga no período de 20 a 30 de abril e a segunda parcela de 15 a 31 de maio.

Os aprovados terão seu status no Mapa Cultural alterado para "aprovado" e a Secult Ceará irá encaminhar a solicitação de pagamento para o banco. O benefício será creditado na conta bancária informada pelo solicitante no ato da inscrição.

O Secretário Jônatas Lima, recebeu com muita alegria a informação dos beneficiários de Mombaça, e ressaltou que a Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura, continuará desenvolvendo ações de apoio a toda classe artística do no município, pois esse é um compromisso do Prefeito Orlando Filho, levar sempre o melhor serviço aos mombacenses.

#Juventude 15/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Prefeitura de Mombaça realiza Campeonato de Xadrez

Na tarde de ontem (14), a Prefeitura de Mombaça, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura realizou o I CAMPEONATO DE XADREZ da SEJUESC. O primeiro campeonato da Gestão.

O Campeonato foi realizado na sede da Secretaria, com o total apoio do Clube do Xadrez, árbitro Júnior Lima, e contou com a participação de 20 xadrezistas em sua totalidade, sendo uma competição tranquila e seguindo os padrões de prevenção da disseminação do COVID-19.

Abertura ficou por conta da Coordenadora Municipal de Esportes, professora Jéssica Sabino, que deu as boas vindas a todos, justificou a ausência do Secretário de Juventude, Esporte e Cultura, Jônatas Lima, por motivo de saúde e já passou a palavra ao Prefeito Municipal Orlando Filho que fez questão de estar presente neste importante momento para o xadrez de Mombaça.

"Este é o primeiro campeonato realizado pela gestão, já uma modalidade diferenciada, onde mostra que teremos oportunidades para todos". Ressaltou o prefeito Orlando Filho, que esteve presente acompanhando todos os momentos.

O sistema adotado pela arbitragem, foi o sistema de emparceiramento suíço com 5 rodadas de 21 minutos para cada jogador.

Ao término, foram anunciados os campeões que receberam suas medalhas:

ABSOLUTO MASCULINO:

1 Marcelo Edson de Pádua

2 Fco. Nilson Bezerra Junior

3 Francisco Robson da Silva Vieira

Categoria Feminino (absoluto,14,17):

1 Ivyla Lorena Florentino da Silva

2 Yasmin Caroline Ferreira de Sousa

3 Rosaline Pereira Ferreira de Sousa Umbelino

Sub 14 masculino:

1 José Yago Ferreira de Sousa

2 Renan Elias Lima da Silva

Sub 17 feminino:

1 Yvila Lorena Clarentino da Silva

2 YAsmim Caroline Ferreira de Sousa

3 Maria Elidia Sales Gomes

#Juventude 08/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO PREFEITURA DE MOMBAÇA PROMOVE CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ARBITRAGEM DE FUTEBOL DE CAMPO O curso teve a carga horária de 12 horas e foi ministrado pelo Árbitro de Futebol Profissional FCF/CBF Adriano Barros
#Gestão 30/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO SECRETÁRIO DE JUVENTUDE, ESPORTE E CULTURA REÚNE SERVIDORES PARA AVALIAÇÃO DO PRIMEIRO MÊS DE TRABALHO DA PASTA
#Agenda 25/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO SEJUESC REALIZA VISITAS DE ACOMPANHAMENTO AOS EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS E CULTURAIS DE MOMBAÇA

O Secretário de Juventude, Esporte e Cultura, Jônatas Lima, acompanhado da Coordenadora Municipal de Esportes, Professora Jéssica Sabino, deram início na manhã de hoje (25), a visitas nos equipamentos esportivos e culturais do município de Mombaça.

O principal objetivo é a manutenção para o bom funcionamento de todos os espaços.

Neste primeiro momento foram visitados: O Estádio Municipal Gata Mansa, Areninha Antonio Eleutério de Pádua e a Biblioteca Pública Augusta Tavares de Sá e Benevides.

#Cultura 20/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO BANDA DE MÚSICA PROFESSOR FRANCISCO DE ASSIS SOARES INICIA AS SUAS ATIVIDADES EM MOMBAÇA

Na noite de ontem (19), na Sede da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura, iniciaram as atividades presenciais da Banda de Música Professor Francisco de Assis Soares que é regida pelo Maestro Washington Luís, conta com a participação de 20 componentes.

A Banda de Música Professor Francisco de Assis Soares, tornou-se um patrimônio cultural do município de Mombaça, e carrega em seu tempo de existência anos gloriosos e projetos que marcaram o coração dos munícipes, a exemplo da criação da Escola de Música Professora Antônia Sabino Vieira, instituída pela LEI MUNICIPAL Nº 761/2014, 16 DE JUNHO DE 2014.

A Banda de Música de Mombaça tem por objetivo difundir a cultura musical, formar intérpretes e atuar em programas de solenidades cívicas, festas religiosas, artísticas, populares e recreativas desta cidade.

O Secretário de Juventude, Esporte e Cultura Jônatas Lima, prestigiou o momento e reafirmou o compromisso juntamente com o Prefeito Orlando Filho, de estarem a inteira disposição para o bom funcionamento da Banda e o fortalecimento da cultura musical no município de Mombaça. Na oportunidade os componentes da banda foram recepcionados ao som acústico dos artistas mombacenses Kleber Pinheiro e Mikaele Sousa.

#Cultura 19/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO PREFEITURA DE MOMBAÇA REALIZA REUNIÃO COM REPRESENTANTES DOS PROJETOS SELECIONADOS NA LEI ALDIR BLANC

Na manhã da última sexta-feira (15), representantes dos projetos selecionados do Edital Fomento às Artes de Mombaça, estiveram reunidos na sede da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura para debaterem sobre o processo de prestação de contas, dos referidos projetos selecionados pelo município.

Estiveram presentes o Chefe de Gabinete Ney Werbson, e o Secretário de Juventude, Esporte e Cultura Jônatas Lima, participaram também os representantes dos projetos contemplados 04 na categoria artes visuais, 01 na categoria artesanato e 01 na categoria cultura tradicional e popular.

O benefício é decorrente da Lei Federal Aldir Blanc 14.017/2020 de auxílio emergencial à cultura e vai garantir uma renda emergencial para trabalhadores da Cultura e manutenção dos espaços culturais enquanto seguimos enfrentando a pandemia.

#Premiação 08/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Mombaça conquista Selo Unicef 2017/2020 - Reconhecimento internacional das políticas em prol das crianças e adolescentes

O Fundo das Nações Unidas para Infância - Unicef anunciou hoje, 08, Mombaça como um dos vencedores do Selo UNICEF Município Aprovado 2017-2020. Uma conquista histórica da gestão do Prefeito Ecildo Filho em prol das crianças e adolescentes de Mombaça. Há anos que o Município buscava reconquistar o maior certificado internacional de eficácia das políticas públicas voltadas para as crianças e jovens. Dos 1924 municípios convidados em 2017, apenas 431 cidades de 18 Estados do Semiárido do Brasil e Amazônia Legal conquistaram o Selo UNICEF 2017-2020. No Ceará, dos 176 municípios participantes, 115 obtiveram o selo.

A primeira-dama, Jakelini Braga Evangelista, juntamente com o articulador Ney Werbson, estiveram à frente da Comissão Intersetorial pelos Direitos da Criança e do Adolescente de Mombaça, que executou um grande trabalho. Mombaça aderiu à edição 2017/2020 do Selo Unicef, visando avançar seus indicadores, desenvolvendo, ao longo desses quatro anos, atividades e projetos relacionados com as ações estratégicas, definidas pelo Unicef, diretamente alinhadas com importantes eixos (saúde, educação, lazer, etc).

Ao todo, 1.924 municípios de 18 estados participaram desta edição do Selo UNICEF e firmaram o compromisso de assegurar os direitos de 16 milhões de crianças e adolescentes. Eles buscaram, dentre outras coisas, garantir mais acesso ao pré-natal, mais bebês com registro de nascimento, mais crianças na escola, aprendendo, mais adolescentes participando ativamente das políticas públicas que impactam suas vidas.

A aprovação dos municípios é feita com base em avaliações técnicas. Nelas, o município é avaliado dentro do seu grupo. Em Impacto Social é examinado o comportamento de indicadores de educação e saúde em determinado período; Em Gestão de Políticas Públicas são checados a educação municipal, serviços de saúde da criança e do adolescente e construção da cidadania. Na Participação Social, são quatro os vetores analisados: Participação Política de Adolescentes, Educação Ambiental, Cultura Popular e Comunicação.

Para o prefeito Ecildo Filho a Certificação do Selo Unicef Município Aprovado é motivo de muita alegria e satisfação. Encerrar sua gestão com esse reconhecimento dá uma sensação do dever cumprido. É a culminância de um trabalho que teve inicio em sua gestão fruto dos investimentos nas políticas voltadas para as crianças. Fica o sentimento de gratidão a todos os envolvidos. A devoção da primeira dama Jakelini, a equipe de articulação capitaneada pelo Articulador Ney Werbson, os menino e meninas do NUCA, o CMDCA, o apoio dos secretários municipais e a equipe de técnicos e profissionais. O Certificado é importante mas, o que é mais relevante são os avanços que Mombaça adquiriu.

Saiba mais

O município para ser certificado precisa seguir as etapas da metodologia da edição 2017-2020:

Realizar ações que melhorem os indicadores de impacto social (12 indicadores)

Realizar o 1° Fórum Comunitário (onde é apresentado um diagnóstico de como estão os indicadores e a partir do diagnóstico os participantes do Fórum cria um Plano de Ação para trabalhar esses índices durante toda edição)

Realizar a Reunião Intermediária (que tem a função de avaliar o andamento das ações, e fazer ajustes no Plano)

Realizar o 2° Fórum Comunitário (que por motivos da Pandemia foi substituído por um relatório de fechamento das ações e apresentação de resultados)

Criar o Núcleo de Adolescentes (NUCA), formado por meninos e meninas, com a missão de realizar 8 desafios temáticos.

#Edital 25/11/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Secretaria de Juventude Esporte e Cultura lança Edital de Fomento as Artes - Lei Aldir Blanc

A Secretaria de Juventude Esporte e Cultura de Mombaça lançou o Edital de Fomento as Artes lei emergencial a cultura Aldir Blanc (Lei nº 14.017 - Inciso III). As inscrições estão abertas no período de 25 de novembro a 3 de dezembro de 2020 e poderão ser contemplados 78 projetos, desde que atendam os requisitos estabelecidos.

Os artistas e agentes de Mombaça poderão inscrever seus projetos seguintes categorias: dança, teatro, música, artes visuais, gastronomia, artesanato  e cultura tradicional.

As inscrições poderão ser feitas online através do mapa cultural do Estado.  Os interessados poderão acessar o site da prefeitura de Mombaça para ter acesso. Intrega do Edital no final da matéria.


A Lei Aldir Blanc que garante auxílio financeiro ao setor cultural foi regulamentada pelo presidente Jair bolsonaro. A iniciativa busca apoiar profissionais da área que sofreram com impactos das medidas de distanciamento social por causa do coronavírus.

Estão sendo liberados três bilhões de reais para estados, municípios e o Distrito Federal que poderão ser destinados a manutenção de espaço culturais pagamento de três parcelas de uma renda emergencial a trabalhadores do setor que tiveram suas atividades interrompidas em função do novo coronavírus.

 


<iframe style="width: 100%; height: 600px; " src='https://mombaca.ce.gov.br/cultura/editais/1/2/EDITAL%20EMERGENCIAL%20DA%20CULTURA%20%20MOMBACACE%20INCISO%20III%20LEI%20ALDI%20BLANC%20LEI%20Nm14.017.PDF'></iframe>

#Cultura 29/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO PREFEITURA DE MOMBAÇA REALIZA LIVE FAZENDO ESCLARECIMENTOS ACERCA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL À CULTURA

Na última terça-feira (29) através da página da Prefeitura de Mombaça no Instagram, o Secretário de Juventude, Esporte e Cultura Ney Werbson e o Apresentador do Programa Governando com Você Everardo Ferreira, estiveram em uma live trazendo vários esclarecimentos sobre o Auxílio Emergencial à Cultura, através da Lei Aldir Blanc, que tem o objetivo de ajudar profissionais e organizações culturais que perderam renda em razão da crise do coronavírus.

A live teve duração de 1h e contou com a importante participação dos mombacenses que fazem parte das atividades de cultura no município, onde na oportunidade foi anunciado o pagamento em três parcelas de R$ 600,00 (seiscentos reais) para os trabalhadores da cultura, sendo: artistas, contadores de histórias, produtores, técnicos, curadores, trabalhadores de oficinas culturais e professores de escolas de arte e capoeira, desde que, esses tenham trabalhado ou atuado socialmente na área artística nos 24 meses anteriores à publicação da Lei ou não recebam outro benefício previdenciário ou assistencial.

Também será disponibilizado o pagamento de Subsídio a Espaços Culturais, com um valor que pode variar entre R$ 3 mil e R$ 10 mil por mês e beneficiará teatros, livrarias, ateliês, feiras, circos, produtoras de cinema, e várias outras categorias, os critérios estão estabelecidos na lei federal e será seguido pelo gestor local.

Os cadastros de forma presencial ocorrerão até o dia 07/08, na sede da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura de Mombaça, das 08h às 14h.

#Esporte 28/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO FESTA DOS CAMPÕES ACONTECEM COM ENTREGA DE TROFÉUS E ESCOLHA DA MUSA DO CAMPEONATO A festa maior do Campeonato Mombacense de Futebol aconteceu na terça-feira (26) com premiação dos campeões de 2019
www.mombaca.ce.gov.br
Emitido dia 19/04/2024 às 22:00:59