CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 10/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA É o programa Horas de Trator transformando a vida do agricultor mombacense!

A vida dos agricultores de Mombaça melhorou muito com as ações do programa Horas de Trator, gerenciado pela nossa Secretaria de Agricultura e Pecuária.

Asseguramos o preparo do solo para o plantio, melhorando a produção e contribuindo com a geração de renda e o crescimento econômico de várias famílias.

#Agricultura 23/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Entrega das sementes de algodão do Projeto Ouro Branco!

Um passo importante rumo ao fortalecimento da agricultura local. Estamos comprometidos em apoiar nossos agricultores e impulsionar o desenvolvimento rural. Juntos, vamos colher os frutos desse trabalho dedicado!

#Agricultura 16/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA PROJETO PRÓSPERA

Dia de celebrar mais um grande avanço para os nossos produtores de leite aqui em Mombaça.

Fizemos o plantio de demonstrativo deste grandioso projeto. Muita tecnologia no plantio, seguido de muita técnica.

O objetivo é tem uma maior produtividade por área plantada.

Segue os dados e técnicas usada:

Terreno argiloso

Semente milho híbrido Brevant

Espaçamento entre linhas - 80cm

Profundidade 3 a 5cm profundidade em terreno argiloso

Dosagem 150kg/hec de fertilizante Yara Basa

Distribuição 4,4 plantas/metros

Velocidade 6km/h

Plantadeira Massey Ferguson mf104

Vamos ter mais qualidade nutricional, além de reduzir custos, proporcionando uma lucratividade ao produtor.

#Agricultura 07/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Peixamento: investindo no futuro da pesca!

Com a reposição dos estoques pesqueiros nos açudes públicos, estamos promovendo não apenas a conservação ambiental, mas também gerando alimento nutritivo e oportunidades de trabalho para o nosso povo. Construindo assim, um futuro mais sustentável e próspero para todos que dependem da pesca.

#Agricultura 09/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Entegra dos boletos do GARANTIA SAFRA 23/24

Foi iniciado as entregas dos boletos do GARANTIA SAFRA 23/24 em parceria com a Ematerce! Prazo até 30 de Janeiro de 2024. Retire o seu na Secretaria de Agricultura e Pecuária. Não perca o prazo!

#Agricultura 06/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Diálogo e Inovação: Mombaça Engajada no I Workshop sobre Cadeia Produtiva do Leite A2 no Ceará!

No dia 4 de Dezembro a Secretaria de Agricultura e Pecuária de Mombaça marcou presença no I Workshop - Estruturação da Cadeia Produtiva do Leite A2 no Ceará, no auditório da Faec/Senar em Fortaleza!

Juntos, exploramos histórico, regulamentação, perspectivas, segurança nutricional e sanitária, além de discutir empreendedorismo e inovação.

Vamos construir juntos um futuro mais sustentável e promissor para a produção de leite na nossa cidade!

#Agricultura 07/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Municípios do Ceará Debatem Iniciativas Cruciais para Impulsionar a Pecuária de Leite Regional.

Desenvolvimento Regional da Pecuária de Leite no Estado do Ceará

Prefeitos e secretários de Agricultura dos municípios que compõem o CODESSUL participaram na tarde desta segunda-feira, 06 de novembro, da importante reunião na 14ª Superintendência da CODEVASF em Fortaleza, onde foram recebidos pelo superintendente da 14ª CODEVASF, Marlos Costa.

Entre os temas abordados, destacou-se a visão geral da pecuária cearense, cadeia produtiva, aspectos específicos da pecuária de leite cearense, principais ações de fomento da pecuária de leite, entre outros.

Foi uma reunião essencial para discutir o futuro da pecuária de leite no Ceará. Juntos, estamos trabalhando para promover o desenvolvimento regional por meio da pecuária de leite.

#Agricultura 01/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Cultivando Prosperidade: Encontro Estratégico para Impulsionar Produção de Algodão!

Na Secretaria de Agricultura e Pecuária de Mombaça, uma reunião estratégica ocorreu em 30 de outubro, unindo o secretário Jean Faustino, parceiros do Projeto Ouro Branco Ematerce e a APAECE. O foco é preparar 150 hectares para o cultivo de algodão em 2024, com ênfase em práticas técnicas para aumento da produção e renda dos produtores. O cadastro para participação já está aberto na Secretaria de Agricultura. Junte-se a nós nessa jornada em prol do desenvolvimento agrícola regional!

#Agricultura 24/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Mombaça Sedia Encontro Estratégico para Elaborar Plano de Ação em Apicultura e Bovinocultura de Leite.

Plano de Ação Territorial (PAT)

No dia 24 de outubro de 2023 aconteceu no auditório da agência do Banco do Nordeste de mombaça, o encontro para a elaboração do Plano de Ação Territorial (PAT) de Apicultura e Bovinocultura de Leite do Território Sertões de Mombaça, o qual o principal objetivo foi elaborar planos de trabalhos para Apicultura e Bovinocultura de Leite na região.

Na ocasião várias entidades parceiras do BNB estavam presentes, como os secretários de agricultura de Mombaça, Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Milhã e Deputado Irapuan Pinheiro, EMATERCE, Sinrural, Straf, representantes de associação de criadores do grupo Beira de Pista, associação de Apicultores e Bovinocultura.

#Agricultura 19/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Sicoob e Secretaria de Agricultura Unem Forças em Mombaça: Produtores Rurais Conectados a Novas Oportunidades.

Na noite passada, os produtores rurais de Mombaça se reuniram em um encontro promovido pela equipe do Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil - Sicoob, maior sistema financeiro cooperativo do país, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Pecuária.

Nesse evento, os serviços da empresa foram apresentados, com o objetivo de simplificar a captação de investimentos para o desenvolvimento da agricultura e pecuária local. Além disso, autoridades municipais prestigiaram o evento, demonstrando o apoio à iniciativa.

#Agricultura 07/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Programa Filho de Campeão impulsiona Bovinocultura leiteira em Mombaça com resultados expressivos.

Outubro começou com ótimas notícias para a Bovinocultura leiteira de Mombaça. O Programa Filho de Campeão está entregando resultados empolgantes, com o nascimento de bezerros e bezerras por meio da Inseminação Artificial em Tempo Fixo, também conhecida como IATF.

Essa iniciativa promete melhorar significativamente a genética bovina na região, trazendo esperança e otimismo para a zona rural mombacense. Os produtores de diferentes localidades e distritos de Mombaça estão celebrando essa conquista, resultado de uma gestão comprometida com a agricultura e pecuária local.

#Agricultura 07/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Inovação na Bovinicultura: Produtores do Mais Leite participam de Rodada de Negócios em Milhã.

Os produtores do programa "Mais Leite Mombaça", atendidos pela Prefeitura Municipal e o Sebrae, participaram da 1ª Rodada de Negócios da Bovinicultura de Leite, realizada no último sábado, dia 7 de outubro, na cidade de Milhã.

Durante o evento, o presidente da Faec, Amilcar Silveira, enfatizou a importância da parceria com o município de Mombaça, anunciando a disponibilização de 500 embriões para os nossos produtores. Essa iniciativa promete impulsionar ainda mais a produção de leite na região.

O objetivo do evento foi promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre empresas e produtores, estimulando parcerias e criando um ambiente propício e saudável para a realização de negócios.

#Agricultura 21/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Inovação no Campo: Palestra sobre Vantagens da Inseminação Artificial reúne produtores em Boa Vista, Mombaça.

A Prefeitura de Mombaça e a Secretaria de Agricultura, realizaram ontem, uma palestra sobre as "Vantagens da Inseminação Artificial", conduzida pelo renomado médico veterinário, Dr. Rodrigo Peixoto, no Centro de Educação Rural do distrito de Boa Vista.

Ao todo, 76 produtores rurais se uniram para discutir e aprender sobre as vantagens da inseminação artificial na agricultura. O evento contou com a presença da vice-prefeita, Elidiana Carvalho, do secretário de Agricultura, Jean Faustino, vereadores e diversos outros secretários da gestão municipal.

#Agricultura 26/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Projeto Ouro Branco marca o retorno triunfante do cultivo de algodão em Mombaça!

Após 39 anos sem produção, Mombaça celebra o retorno do plantio de algodão com o Projeto Ouro Branco. Um marco foi alcançado com a produção de mais de 300 arrobas por José Antônio Azevedo, no Sítio São Gerônimo, consagrando-o como o "Campeão do Algodão".

O impacto do cultivo não se limita a um único produtor, visto que o município estima a produção de 2000 arrobas, gerando cerca de 100 mil reais. O reconhecimento dessa empreitada é evidenciado pelos mais de 70 mil reais já remunerados aos produtores.

Os resultados alcançados ganham ainda mais destaque ao considerarmos que este ano foi marcado como experimental. O renascimento do plantio de algodão em Mombaça traz consigo promissoras perspectivas para o futuro, fortalecendo a comunidade e revigorando a paisagem rural.

#Agricultura 26/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Desenvolvimento Rural em Ação: Mombaça Recebe Máquinas Forrageiras do Deputado André Figueiredo!

Hoje pela amanhã, a vice-prefeita, Elidiana Carvalho, esteve na secretaria de Agricultura, representando o prefeito Orlando Filho, na recepção do Deputado Federal, André Figueiredo.

Na ocasião, o deputado entregou duas Máquinas Trituradoras Forrageiras ao município. Essas máquinas serão utilizadas pelos agricultores do distrito de Carnaúbas e região, como um auxílio nas atividades rurais.

A gestão municipal vem oferecendo todo o suporte necessário ao homem do campo, visando sempre o desenvolvimento de Mombaça.

#Agricultura 10/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Curso Gratuito de Inseminação Artificial Capacita Pecuaristas e Impulsiona Avanços Genéticos e Produtivos!

A Prefeitura de Mombaça e Secretaria de Agricultura e Pecuária, em parceria com a Boss Consultoria, subsidiária da Alta Genetics no estado do Ceará, realizaram mais um curso de Inseminação Artificial gratuito, nos dias 10 e 11 de agosto, e teve como público os pecuaristas de Mombaça.

A capacitação em Inseminação Artificial foi conduzida pela médica veterinária Dra. Dalana Oliveira Veras. O propósito central foi proporcionar aos técnicos e criadores as habilidades necessárias para avançar nos aspectos genéticos, de produtividade e financeiros nos rebanhos bovinos, por meio dessa significativa tecnologia de reprodução.

Essas ações são cruciais para os produtores locais, já que expandem conhecimentos e habilidades, permitindo práticas mais eficientes para melhorar rebanhos. Isso impulsiona não só a pecuária local, mas também a economia regional.

#Agricultura 05/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Prosseguindo para o Futuro Sustentável: Discussões para Implantação do Grupo Gestor Territorial Sertões de Mombaça!

Na última sexta-feira, 04 de agosto, o secretário de Agricultura, Jean Faustino, com demais servidores da pasta, participaram de um encontro na cidade de Senador Pompeu, para debaterem sobre a Implantação do Grupo Gestor Territorial Sertões de Mombaça, com foco em duas cadeias produtivas do nosso município: a bovinocultura leiteira e a apicultura.

O encontro teve como objetivo, fortalecer o desenvolvimento sustentável, a gestão compartilhada de recursos e a melhoria da qualidade de vida da região através do Prodeter, estratégia do Banco do Nordeste para contribuir com o desenvolvimento local e territorial por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas da Região.

#Agricultura 04/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Renascimento do 'Ouro Branco': Mombaça Celebra o Retorno Triunfal do Plantio de Algodão!

Mombaça retornou com o plantio de algodão do Projeto Ouro Branco e, neste dia 3 de agosto, tivemos a primeira carga de algodão depois de 39 anos sem produção! Nessa primeira colheita, foram obtidos 800 arrobas de algodão, equivalente a 12 toneladas, com a participação de aproximadamente 18 agricultores.

Hoje, nosso agricultor pode sorrir novamente e se alegrar com o seu tão sonhado "Ouro Branco", que gera renda para diversas famílias e resgata a cultura do plantio de algodão no município. Só nessa primeira remessa, os produtores lucraram em torno de 40 mil reais, número bastante significativo para a economia local.

Estamos orgulhosos de atender um total de 76 agricultores pelo programa. Seguiremos com os trabalhos, valorizando ainda mais o agricultor mombacense!

#Agricultura 25/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Expansão Produtiva e Modernização: Mombaça participa do Dia de Campo de Lavoura com o PROSPERA

Na última quinta-feira, 22 de junho, o secretário de Agricultura e Pecuária, Jean Faustino, representou o município de Mombaça, no dia de Campo de Lavoura, na fazenda Normal da Ematerce, localizada na cidade de Quixeramombim.

O evento, realizado pelo PROSPERA, em parceria com a Ematerce, teve como objetivo capacitar os participantes para utilizar as tecnologias e manejos para um sistema de alto rendimento produtivo para o cultivo do milho. Dessa forma, nosso município teve acesso a novos conhecimentos que garantirão a expansão da produção e modernização de seus meios.

#Agricultura 24/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Programa de Silagem da Prefeitura de Mombaça apoia pequenos produtores rurais com serviços de maquinário

Os pequenos produtores rurais de Mombaça estão mais uma vez, recebendo o apoio da atual gestão. A Prefeitura de Mombaça e a Secretaria de Agricultura e Pecuária, estão oferecendo serviços de maquinário por meio do Programa de Silagem, atendendo assim, muitos munícipes que integram a agricultura familiar.

Os agricultores interessados neste serviço, devem fazer o cadastro na sede da secretaria de Agricultura e Pecuária, e posteriormente fazer a solicitação para o agendamento da utilização do maquinário.

#Agricultura 23/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Curso gratuito de Inseminação Artificial em Mombaça impulsiona setor pecuário!

A Prefeitura de Mombaça e Secretaria de Agricultura e Pecuária, em parceria com a Boss Consultoria, subsidiária da Alta Genetica no estado do Ceará, promoveram um curso de Inseminação Artificial gratuito, com os produtores de Mombaça.

O curso de Inseminação Artificial foi ministrado pela médica veterinária Dra. Dalana Oliveira Veras, e teve como objetivo, capacitar os técnicos, estudantes e produtores, para promover o melhoramento genético, produtivo e financeiro nos rebanhos bovinos, através dessa importante biotecnologia da reprodução.

#Agricultura 11/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Programa Mais Pecuária Brasil impulsiona melhoramento genético da bovinocultura em Mombaça

A Prefeitura de Mombaça e Secretaria de Agricultura e Pecuária, em parceria com a Conafer, iniciaram o programa Mais Pecuária Brasil, que garantirá o fornecimento gratuito de IATFs (Inseminação Artificial em Tempo Fixo), a todos os produtores rurais do município, visando o melhoramento genético da bovinocultura mombacense. O objetivo é atingir 600 diagnósticos positivos confirmados por ano, divididos em etapas de 100 animais.

A gestão acredita no melhoramento genético do rebanho, associado as demais ações de ATeG (Assistência Técnica e Gerencial), implantadas recentemente em parceria com o SENAR/Sinrural de duas turmas, totalizando 60 produtores.

Essas ações irão contribuir diretamente com o melhoramento da técnica dos produtores locais mais competitivos e consequentemente, garantir melhores resultados nos rendimentos da pecuária, gerando renda e qualidade de vida aos nossos agricultores. Para mais informações, procurar a Secretaria de Agricultura e Pecuária - Sala do Produtor.

#Agricultura 15/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Técnicos da secretaria de Agricultura de Mombaça iniciam projeto de monitoramento do bicudo do algodoeiro para impulsion

Na sexta-feira, 14 de abril, técnicos da secretaria municipal de Agricultura e Pecuária, realizaram a implantação do projeto de monitoramento do "bicudo do algodoeiro" e visita técnica ao campo, com representantes da Apaece, Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal de Roraima. Com a retomada do plantio de algodão no município, os agricultores rurais terão mais uma oportunidade de geração de renda, que consequentemente irá contribuir para o aquecimento da economia local.

#Agricultura 04/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Prefeitura de Mombaça promove palestra sobre nutrição de vaca-leiteira com foco em mineralização.

Na manhã do dia 03/02, a Prefeitura de Mombaça e a Secretaria de Agricultura promoveram uma palestra sobre nutrição de vaca-leiteira com foco em mineralização, no IFCE Campus Mombaça. O objetivo da palestra foi capacitar os produtores rurais do município, que têm na produção leiteira sua principal fonte de renda.

O evento contou com a presença do zootecnista Carlos Eduardo Mendes de Alencar, com 12 anos de experiência na área, que ministrou a palestra. Também marcaram presença o secretário da pasta, Jean Faustino, os vereadores Júnior Padeiro, Júnior do Leôncio, Claudênia Cavalcante e Chico Antônio, o diretor do IFCE Campus Mombaça, Eudes Bandeira, o representante da Ematerce, Douglas Marques, e os representantes da Nutritec, Ivan Henrique e Willian Aras.

A iniciativa da Prefeitura e da Secretaria de Agricultura em promover a palestra é uma medida importante para o desenvolvimento da produção leiteira em Mombaça, visto que a nutrição adequada das vacas é essencial para garantir a qualidade do leite produzido. Com a capacitação dos produtores rurais, espera-se que a produção leiteira do município seja cada vez mais rentável e sustentável.

#Agricultura 15/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Projeto 'Ouro Branco' incentiva retomada do plantio de algodão em Mombaça

A Prefeitura de Mombaça e Secretaria de Agricultura, em parceria com a Apaece, Ematerce e UFCA, entregaram na manhã do dia 15/02, as sementes de algodão do projeto "Ouro Branco", aos produtores cadastrados no programa, para a retomada da cultura do plantio de algodão em nosso município, que já foi pioneiro nessa produção no estado. Os agricultores receberão auxílio da Prefeitura de Mombaça na aração de terras, manuseio de produtos biológicos, assistência técnica e na comercialização dos produtos.

Estiveram presentes na ocasião, representando o prefeito Orlando Filho, a vice-prefeita, Elidiana Carvalho, a primeira-dama, Lívia Alencar, o secretário da pasta, Jean Faustino, o presidente da Apaece, Aírton Carneiro, e os vereadores Lucas Almeida, Josielma Pinheiro, Claudênia Cavalcante e Chico Antônio.

#Agricultura 07/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Projeto "Ouro Branco": Prefeitura de Mombaça apoia retomada do plantio de algodão

A Prefeitura de Mombaça, juntamente com a Secretaria de Agricultura, tem o prazer de anunciar a chegada das sementes do projeto "Ouro Branco". Este projeto tem como objetivo revitalizar a cultura do algodão no município, através da colaboração da Associação dos Produtores de Algodão do Estado do Ceará (Apaece), da Universidade Federal do Cariri e da Ematerce.

Nesta primeira fase, o projeto contemplará 100 produtores, que serão amplamente auxiliados pela Prefeitura de Mombaça. Além da preparação de terrenos e entrega de sementes, a Prefeitura também oferecerá produtos biológicos, assistência técnica e suporte na comercialização dos produtos, garantindo assim, condições ideais para o sucesso da iniciativa.

Este é mais um passo na direção de fomentar a agricultura local e apoiar os produtores da região. A Prefeitura de Mombaça se orgulha em ser parte deste projeto e acredita na sua capacidade de trazer desenvolvimento econômico para o município. Juntos, podemos construir um futuro mais próspero e sustentável para a nossa cidade.

#Agricultura 03/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Prefeitura Municipal de Mombaça promove crescimento rural com distribuição de sementes do programa "Hora de Plantar"

A Prefeitura Municipal de Mombaça, em conjunto com a Ematerce e Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), tem o prazer de anunciar o início da distribuição das sementes do programa "Hora de Plantar". A partir do dia 01 de fevereiro, serão entregues sementes a 6.792 produtores inscritos no programa.

Nesta iniciativa, serão distribuídos 85.300kg de milho, incluindo 81.250kg de milho híbrido e 4.050kg de milho variedade, além de 2.950kg de sorgo ponta negra. A Prefeitura Municipal está responsável por todo o armazenamento e logística da entrega, com supervisão dos técnicos da Secretaria de Agricultura e da Ematerce.

Esta é mais uma ação da Prefeitura Municipal em prol do desenvolvimento rural e da valorização da agricultura local. O programa "Hora de Plantar" tem como objetivo apoiar e investir na zona rural de Mombaça e na vida dos agricultores do município.

#Agricultura 28/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Realização de Palestras voltadas a bovinocultura leiteira e apicultura de Mombaça

Na dia 25/01, foi realizado o encerramento do acompanhamento técnico, de duas turmas que eram acompanhadas pela ATeG, um total de 60 produtores da bovinocultura leiteira e apicultura, atendidos pelo SENAR/SINRURAL, presidido pelo Danúbio Alencar.

A palestra foi ministrada pela médica veterinária e coordenadora do segmento de Bovinocultura dos projetos de ATeG-SENAR/AR-CE, Caroline Machado, onde abordou todos os processos dessa área, desde a mobilização e execução num período de dois anos. A técnica de campo, Danielly Maciel, fez a apresentação dos resultados da primeira turma da Bovinocultura de leite com os seguintes temas: "Os Manejos Sanitários, Reprodutivos e Nutricional" e o "Controle Gerencial".

#Desenvolvimento 02/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Programa Horas de Trator garante aração de terras para agricultores mombacenses

A Prefeitura de Mombaça, através da Secretaria Municipal de Agricultura, deu início ao Programa Horas de Trator, no município de Mombaça.

A ação inicial aconteceu na última terça-feira (01), no distrito de Açudinho dos Costas, e contou com a presença do prefeito Orlando Filho e do secretário da pasta Jean Faustino, que foram recebidos pelos agricultores da região.

O Programa Horas de Trator possui um caráter genuinamente social, uma vez que está voltado exclusivamente para os pequenos agricultores do município que serão beneficiados com o preparo de terras para o seu cultivo, substituindo o trabalho manual por máquinas agrícolas, o que resultará numa maior qualidade de vida, maior renda, melhor aproveitamento de suas terras e de sua força de trabalho, para que o município venha criar condições efetivas de humanizar o trabalho rural.

Este é mais um desdobramento das várias ações do Município de Mombaça que visam potencializar e fortalecer a agricultura e a pecuária local através de iniciativas, incentivos e políticas públicas, gerando emprego e renda sobretudo, a comunidade rural.

De acordo com lei municipal nº 1046/2021 de 22 de novembro de 2021, somente serão beneficiados pelo programa os produtores que comprovadamente, não tiverem maquinários agrícolas; comprovar a condição de uso da terra; estiverem inscritos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF ou se enquadrarem como pequeno agricultor e ainda estiverem regularmente cadastrados, junto a Secretaria da Agricultura do Município, no prazo estabelecido em Decreto Municipal.

"Momentos assim, me enchem de alegria e de certeza que estamos cumprindo nossa missão, com muito zelo e compromisso por cada mombacense. Cada dia mais, fazendo da nossa terra, nosso maior orgulho", destacou o prefeito Orlando Filho.

#Desenvolvimento 30/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Prefeitura de Mombaça e Federação de Apicultura do Ceará realizam o 72º CEARÁ MEL

A Prefeitura de Mombaça, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação da Apicultura do Ceará realizou no último sábado (27), o 72° Ceará Mel, Seminário Cearense sobre Abelhas.

O seminário teve como objetivo o compartilhamento de conhecimentos sobre a produção do mel, sua comercialização, e novas tecnologias além do fortalecimento da apicultura do município.

Participaram da ocasião apicultores de Mombaça, Quixeramobim, Senador Pompeu, Acopiara, Piquet Carneiro e Madalena.

O encontro teve ainda como propósito a troca de informações entre produtores, o incentivo da produção do mel na região, investimentos em linhas de créditos, bem como a consultoria do Sebrae, e a programação contou ainda com palestras de produtores da atividade apícola.

Estiveram presentes também o Prefeito Orlando Filho, a Primeira-Dama Lívia Alencar, Vice-Prefeita Elidiana Carvalho, o Deputado Estadual Acrísio Sena, Prefeito de Senador Pompeu e Presidente da CODESSUL Maurício Pinheiro, o Vice-Prefeito de Madalena Gilvan Sales, Presidente da Ematerce Antônio Amorim, Eudes Bandeira, Diretor do IFCE, secretário de Agricultura Jean Faustino, vereadores e secretários municipais.

#Desenvolvimento 05/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA PREFEITURA DE MOMBAÇA REALIZA CURSO DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM BOVINOS

A Prefeitura Municipal de Mombaça em parceria com o SENAR/CE, através do Sindicato Rural de Mombaça, realiza no período de 03 a 06 de novembro o Curso de Inseminação Artificial em Bovinos.

O curso estar sendo ministrado pelo médico veterinário Dr. Valderi Leite Nobre, que está capacitando técnicos e produtores das mais diversas regiões de Mombaça.

"Essa ação irá fazer o grande diferencial para a mudança da genética do nosso rebanho, vindo de encontro aos projetos da secretaria no programa MAIS LEITE MOMBAÇA, mais um compromisso do prefeito Orlando Filho em alavancar essa cadeia, onde hoje já produzimos 25.000 litros de leite por dia e queremos dobrar essa produção com ações dessa natureza". Ressaltou o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Mombaça Jean Faustino.

#TítulodeTerra 26/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA PREFEITURA DE MOMBAÇA ATRAVÉS DA SECRETARIA DE AGRICULTURA, EM PARCERIA COM O IDACE E EMATERCE ENTREGA TITULOS DE TERRA

A Prefeitura de Mombaça, em parceria com o Governo do Estado do Ceará através do Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace), entrega 1400 títulos.

A titulação de terras é resultado da implantação do Programa de Cadastro Georreferenciado de Imóveis Rurais e Regularização Fundiária, pelo Governo do Estado, através da SDA e Idace. O programa tem a parceria do Governo Federal, por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria de Reordenamento Agrário, vinculada à Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. No Idace a coordenação e fiscalização são da Diretoria Técnica e de Operações.

O assessor do IDACE Francisco de Assis Mesquita, e o secretário de Agricultura de Mombaça Jean Faustino estão a frente deste trabalho.


"Esses títulos são uma garantia de posse para seus proprietários e também uma forma de facilitar o acessar ao crédito junto às repartições bancárias para investimentos e melhoria de vida para todos os agricultores". Ressaltou o secretário Jean Faustino.


Serão três dias de entrega na sede do município e a partir de quinta-feira (28/10) as entregas ocorrerão nos distritos conforme calendário a ser elaborado.

#Desenvolvimento 20/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO GRATUITO DE AGRICULTURA ORGÂNICA

Estão abertas as inscrições para o curso de agricultor orgânico no município de Mombaça.

O perfil profissional para exercer as atividades é: Executar com base nas técnicas da produção orgânica, o manejo do solo e das culturas, a produção de sementes e mudas, o transplante, a colheita, comercialização e logística de produtos orgânicos. Cultiva e beneficia produtos orgânicos com base na legislação vigente e em consonância com as normas certificadoras. Utiliza manejo agroecológico integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas. Opera e regula maquinário e implementos agrícolas exclusivos para utilização em sistemas orgânicos de produção.

O Curso acontecerá na Escola Profissionalizante Plácido Aderaldo Castelo em Mombaça, e terá carga horária de 160h, durante o período de 40 dias úteis, com previsão de início para o dia 13 de outubro de 2021. Escolaridade Mínima Exigida: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Incompleto.

Público alvo do curso: Trabalhadores em geral, com prioridade para titulares e dependentes dos programas federais de transferência de renda, dentre eles o Bolsa Família.

Documentos exigidos para a matrícula: Cópia CPF e RG, Comprovante de Residência, Declaração de escolaridade, cópia do cartão da Bolsa Família quando for o caso. Período de pré-inscrição: De 06/09/2021 a 04/10/2021, e deverão ser feitas de forma on line, acessando o seguinte formulário eletrônico: <https://forms.gle/UTjKWMBZFU3NEuKz6>

IMPORTANTE: a confirmação da matrícula só será efetuada com a entrega de toda de toda documentação exigida no ato da pré-inscrição.

Maiores informações sobre o curso deverão ser obtidas através do telefone: 88 996416904

#Desenvolvimento 21/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA PREFEITURA DE MOMBAÇA REALIZA 1º DIA DE CAMPO SOBRE BOVINOCULTURA DE LEITE

A Prefeitura Municipal de Mombaça, através da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou na manhã deste sábado (21), o dia de campo com o tema: O desenvolvimento da bovinocultura leiteira.

Os trabalhos foram realizados na propriedade do produtor vereador Júnior Padeiro, na Fazenda Liberdade, distrito de Boa Vista, e contou com a presença do prefeito Orlando Filho, acompanhado da primeira-dama Lívia Alencar, do superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Ceará, Neto Holanda, produtores, vereadores e secretários municipais.

A Bovinocultura do Leite é caracterizada pelo manejo de bovinos com objetivo de aumentar a produção de leite.

Para o dia de Campo, estiveram presentes centenas de produtores, que puderam acompanhar os ensinamentos apresentados, por vários parceiros como, laticínio Betânia, Gireze, Valle Verde, Instituto Luiz Girão, Banco do Nordeste, Senar, Ematerce e Sebrae, que transmitiram informações sobre a o desenvolvimento da Bovinocultura Leiteira. O evento contou ainda com o apoio da clínica veterinária Saúde Animal e da Câmara de Mombaça

O evento foi acompanhado por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará e ainda do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

"Esse momento que estar acontecendo é de grande proveito, seja para o pequeno ou grande produtor de leite, pois demonstra o compromisso da gestão municipal em buscar sempre estratégias que ajude e contribua para o desenvolvimento da cadeia produtiva no nosso município." frisou o secretário Jean Faustino.

"Essa ação faz parte do Programa Mais Leite Mombaça que tem como objetivo desenvolver a cadeia produtiva do leite e incentivar a geração de emprego e renda no campo, uma das prioridades da nossa gestão. Agradeço a cada parceiro e a cada produtor que se fez presente e enriqueceu ainda mais esse momento importante." enfatizou o prefeito Orlando Filho, que em seu pronunciamento reforçou que outros dias de campo virão, para tratar de temáticas que desenvolvam e melhorem a vida do homem do campo.

#Desenvolvimento 16/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Secretaria Municipal de Agricultura promove reunião com produtores para a retomada da Feira da Agricultura Familiar

Ontem (15), a Secretaria de Agricultura de Mombaça, SEBRAE e produtores da Agricultura Familiar, estiveram reunidos no auditório Capitão Ruy Andrade na escola Divino Salvador, para a apresentação da feira presencial e online. O projeto "Sua Feira Pertinho de Você" foi pensado como estratégia para as feiras livres da agricultura familiar no município de Mombaça.

Essa ação é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Mombaça, Secretaria de Agricultura, e SEBRAE para que juntos possam encontrar uma solução para escoamento da produção.

O secretário de agricultura Jean Faustino falou da importância da feira para a população de Mombaça: "teremos produtos orgânicos e consequentemente uma melhoria na qualidade de vida e uma maior rentabilidade para nossos produtores." Enfatizou ele.

A proposta foi apresentada pelas consultoras Joana Paula e Romeria Sales, juntamente com a analista de negócios do Escritório Regional do Sertão Central Lillian, com apoio da técnica Valdenia Farias.

"Esse é mais um compromisso do prefeito Orlando Filho com os agricultores de Mombaça, que com isso já temos agendada a data retorno da nossa feira que será no dia 02 de agosto de 2021." Completou o secretário Jean.

#Agricultura 14/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA SECRETÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA CUMPRE AGENDA EM FORTALEZA, FOMENTANDO O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA DE MOMBAÇA

O Secretário de agricultura de Mombaça Jean Faustino esteve ontem (13), cumprindo agenda em Fortaleza. Na pauta das reuniões estava um encontro com o superintendente do -Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará IDACE, José Wilson para tratar da regularização fundiária de Mombaça, um processo de muita importância, principalmente para os produtores que além de ter o seu título da terra em mãos poderão movimentar os projetos nas instituições bancárias para investimentos e custeio nas mais diversas cadeias produtivas.

"A nossa reivindicação é pela retirada de pendências e a posterior entrega de títulos definitivos de terra no município de Mombaça, e ainda a retirada de pendências técnicas nos títulos de imóveis rurais, pois esse é um compromisso do nosso prefeito Orlando Filho com nossos os agricultores". Ressaltou o secretário Jean Faustino.

O Secretário também esteve presente na Secretaria de Desenvolvimento Agrário - SDA, em reunião com o Coordenador de Pecuária do Estado do Ceará, Márcio Peixoto, buscando demandas de Palma e projetos como o Programa de Irrigação na Minha Propriedade - PIMP, para nossa bovinocultura de leite, aproveitando o percurso na volta para Mombaça, o secretário Jean, já deixou pré-agendada uma visita para conhecimento do projeto de reúso de águas cinza, em Quixeramobim.

#Agricultura 07/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA EMPRESA DE LATICÍNIOS BETÂNIA INICIA PROCESSO DE CAPTAÇÃO DE LEITE COLETIVO EM MOMBAÇA

A empresa de laticínio Betânia, já deu início ao processo de captação de leite no município de Mombaça. O processo beneficia as comunidades de Caiçara, Boa Vista, Assentamento Salão e Santa Rita.

O Secretário de Agricultura Jean Faustino, afirmou que em média cada comunidade tem de 15 a 30 produtores de leite sendo atendidos. "Aumentar a renda desses produtores e a melhoria na qualidade de vida, esse é o compromisso da Secretaria de Agricultura de Mombaça e do prefeito Orlando Filho". Ressaltou o secretário.

O Programa MAIS LEITE MOMBAÇA, tem como objetivo atender todo o município, e tem como parceiros o Banco do Nordeste através do Prodeter, com liberação de recursos para a bovinocultura de leite, o Senar com assistência técnica e gerencial a ATeG, chegando até a empresa Betânia com a comercialização.

#Parceria 27/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA PREFEITURA DE MOMBAÇA FIRMA PARCERIA COM A EMPRESA BETÂNIA NA IMPLANTAÇÃO DE TANQUES DE LEITE

Na última semana, a Prefeitura de Mombaça em parceria com a empresa de laticínio Betânia, implantaram no município, inicialmente dois tanques para o armazenamento de leite nas comunidades de Boa Vista e Caiçara.

A Empresa Betânia oferece desde a venda de ração, silagem, ordenhas e até novilhas, tudo pra ser descontado na produção do leite.

Participou da entrega o Prefeito Orlando Filho, acompanhado do Secretário de Agricultura Jean Faustino, técnicos da Ematerce e da Secretaria Municipal de Agricultura.

Na região de Boa Vista o vereador Júnior Padeiro, presidente do legislativo municipal, e o vereador Júnior do Leôncio, acompanharam todo o processo de implantação.

Na ocasião o Prefeito Orlando Filho, reuniu mais três comunidades para início do processo de implantação dos tanques de leite, sendo Santa Rita, Salão e Massapê, onde contou também com a participação da vereadora Josielma Pinheiro.

"Já saímos dessas comunidades com os locais de captação do leite em andamento e no máximo em um mês estaremos iniciando também a coleta", Afirmou o Secretário Jean Faustino.

O Secretário afirmou ainda que para cada comunidade implantada trem um raio de até 10 km de alcance nas localidades vizinhas.

"Essa ação irá impulsionar os projetos junto às instituições bancárias, para estruturação das propriedades, melhoria do rebanho e consequentemente da produção de leite, aumentando assim a receita dos produtores e também do comércio em geral." Ressaltou o Prefeito Orlando Filho.

#Desenvolvimento 29/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA PREFEITO ORLANDO FILHO ASSINA TERMO DE PARCERIA E COLABORAÇÃO COM MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

O Prefeito Orlando Filho, assinou na manhã de hoje (29), termo de compromisso para modernização da agropecuária município de Mombaça, com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através da Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Ceará.

O evento contou com a participação de diversos prefeitos que compõem o CODESSUL, onde foi representado por seu presidente, o Prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro. Estiveram presentes também, o Ex-Prefeito de Mombaça, Ecildo Filho, vereadores e secretários municipais.

O Superintendente Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Ceará, Holanda Neto, reafirmou em sua fala a disponibilidade do órgão, para enriquecer o desenvolvimento da região Sertão Central Sul, bem como o município de Mombaça.

A Parceria e Colaboração visa o melhoramento da produção agropecuária do município de Mombaça, com ações estratégicas na área de defesa agropecuária, fomento produtivo da agricultura familiar, aquicultura e pesca infraestrutura e logística, bem como crédito rural, incentivo e o fortalecimento dos pequenos e médios produtores rurais e demais ações voltadas ao desenvolvimento do setor agropecuário e dos trabalhadores direta e indiretamente envolvidos.

Em sua fala o Prefeito Orlando Filho, destacou a importância deste momento para o desenvolvimento de Mombaça. "Gratidão pela presença de todos nesse momento tão importante, onde firmamos nosso compromisso com a população. Agradeço também a presença dos prefeitos do CODESSUL. Seguimos com o trabalho!" Ressaltou.

#Agricultura 10/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA AGRICULTORES DE MOMBAÇA RECEBEM MUDAS PARA PLANTIO

A Secretaria de Agricultura de Mombaça em parceria com a Ematerce iniciou na última segunda-feira (8) entrega de centenas de mudas de caju anão precoce, goiaba, manga, aroeira e sabiá aos agricultores de Mombaça.

O secretário de agricultura Jean Faustino e a gerente local da Ematerce Valderice Bezerra realizaram a ação em conjunto com os técnicos dos dois órgãos. A entrega ocorreu de forma segura, na residência dos produtores, e obedecendo todas as regras sanitárias, evitando assim aglomerações e também gastos por parte dos mesmos com o transporte das mudas.

"Esse é um compromisso do prefeito Orlando Filho, levar desenvolvimento e fortalecer cada vez mais a agricultura do nosso município". Ressaltou o secretário Jean.

O secretário enfatizou ainda, que todos os produtores beneficiados pagarão apenas 50% do valor de muda recebida, e ainda um ano de carência para começar a pagar. Essa parceria é feita com o Governo do Estado do Ceará, através da EMATERCE.

#Parceria 07/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Secretaria de Agricultura de Mombaça distribui mudas de Pitaya

Na última sexta feira (05) os técnicos da secretaria de Agricultura de Mombaça distribuíram dezenas de mudas de pitaya aos produtores rurais do município.

As mudas foram doadas pelo presidente de Câmara Municipal de Mombaça, vereador Júnior Padeiro, o mesmo acredita que será de bom proveito para os agricultores de nosso município, que darão início a produção dessa nova cultura que cresce muito em todo país.

A fruta:

Originária do México e de países da América Central, a pitaya parece ter desembarcado de vez no Brasil. Tanto é que, por causa da procura crescente, a nutricionista Thamyris Ferreira Lima, da rede Hortifruti , conta que a fruta já vem sendo cultivada por aqui - principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Paraná.

Em nosso país, as versões mais consumidas são a de casca rosa com polpa avermelhada e a de casca rosa com a polpa branca. "Esta última é a mais fácil de encontrar", afirma Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, na capital paulista.

Ainda de acordo com Renata, a pitaya concentra poucas calorias. E, apesar de doce, não é um alimento rico em açúcar.

#Pesca 24/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA MUNICÍPIO DE MOMBAÇA RECEBE 30.000 ALEVINOS DE TILÁPIA

Nesta quarta-feira (24), Mombaça recebeu os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Agrário - SDA, que juntamente com os técnicos do município foram até o açude público Serafim Dias onde fizeram a entrega de 30.000 ALEVINOS DE TILÁPIA.

O secretário municipal de agricultura Jean Faustino esteve presente na entrega e junto com os membros da Coordenação de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura Familiar - COPEA colocaram esses 30.000 alevinos que irão a partir de agora povoar o açude Serafim Dias.

Essa é uma demanda que foi solicitada apenas para o açude Serafim Dias, com tudo a secretária de agricultura e o prefeito Orlando Filho aumentaram a solicitação para esse ano e no futuro outros reservatórios também serão contemplados com o projeto.

#Desenvolvimento 08/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA MOMBAÇA PARTICIPA DO ENCONTRO DE PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DO PAA

O município de Mombaça participou nos dias 04 e 05 de fevereiro na cidade de Quixeramobim do encontro para planejamento e execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) onde foram discutidas ações e metas para o ano de 2021, o evento foi conduzido pela coordenadora estadual do programa Monica Maria Macedo Sousa Santos.

12 municípios da região estavam presentes no evento. MOMBAÇA estava representada pelo coordenador local do PAA Julião Alencar e o secretário de Agricultura Jean Faustino que puderam trocar muitas experiências e conhecer melhor o funcionamento do programa.

A programação do evento contou com a discussão de objetivos estratégicos do programa, execução financeira territorializada, procedimentos organizacionais de prestação de contas, acompanhamento e monitoramento de ações, preparação de documento autorizativo com formalização de cessão de uso e cooperação técnica.

O prefeito Orlando Filho já pediu aos técnicos do município, dedicação total ao programa, e reforçou o seu compromisso em de incentivar a produção da agricultura familiar, que será umas das grandes bandeiras de sua gestão

#Agricultura 27/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Prefeitura de Mombaça inicia cadastro de produtores rurais.

A Prefeitura Municipal de Mombaça, através da Secretaria de Agricultura, dá início ao processo de cadastro dos Produtores Rurais, visando identificar o potencial de cada um, bem como suas atividades, independente do seu potencial de produção.

A ideia além de conhecer e mapear os produtores e suas atividades visa conhecer o potencial de cada região produtiva em Mombaça. O cadastro desenvolvido pelo prefeito Orlando Filho ao lado do secretário Jean Faustino, onde foi elaborado um mapa para que através dessas informações possa começar a buscar os investimentos corretos para cada atividade.

O Prefeito Orlando Filho ressaltou que "Mombaça tem um potencial forte na Agricultura e através das informações contidas nesse cadastro, iremos buscar todos os incentivos para ajudar a avançar ainda mais na Geração de Emprego e Renda, essa é uma das grandes bandeiras no nosso plano de Governo e estamos na luta para que possamos a cada dia melhorar ainda mais a vida do povo mombacense."

O cadastro é simples e rápido, é importante que todos os produtores se cadastrem pois através desse cadastro, iremos conhecer o nosso potencial, caso haja alguma dificuldade a equipe técnica da secretaria de Agricultura estará a inteira disposição para auxiliar os produtores. Segue abaixo o link para cadastro:

<iframe style="width: 100%; height: 600px; " src='https://forms.gle/Uq3tsxmLBZATb4dZ6'></iframe>

#Agenda 26/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA MOMBAÇA RECEBE A VISITA DE REPRESENTANTES DO LATICÍNIO ÍSIS

Com o objetivo de estreitar as relações institucionais entre o setor público e industrial, a Prefeitura de Mombaça, por meio do secretário Municipal de Agricultura de Mombaça Jean Faustino, recebeu na última segunda-feira (25) o representante da empresa de Laticínio Ísis - unidade de Feiticeiro, Sr. Juan Pablo Pinheiro Maia, visando elaborar um trabalho conjunto em parceria com a gestão municipal.

A parceria visa investir no melhoramento genético do rebanho, assim consequentemente valorizando o leite e ampliando a captação diária neste município entre outros benefícios junto ao setor agropecuário de Mombaça.

O Secretário Jean Faustino, afirmou: "através do empenho do prefeito Orlando Filho, propostas como essas estão chegando a Mombaça e em breve estaremos colhendo os frutos, mostrando que com trabalho e dedicação tudo é possível".

O laticínio Ísis atua no mercado a mais de 27 anos e tem visão futurista, com mais de 30 produtos entre derivados do leite e sucos de frutas, a empresa tem como meta investir para melhorar, e tem ainda bastante interesse em contribuir com o crescimento dos agricultores.

"Estou muito feliz com a presença do representante da empresa de Laticínio Ísis aqui, sem dúvidas iremos desenvolver muitas ações em parceria no intuito de fazermos nossa cidade crescer cada vez mais. Sabemos da importância do setor comercial e industrial na geração de empregos e na fomentação da nossa economia", enfatizou o secretário Jean Faustino.

#SeguroSafra 21/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA SECRETARIA DE AGRICULTURA DE MOMBAÇA E EMATERCE INICIAM A ENTREGA DOS BOLETOS DO GARANTIA-SAFRA 2020-2021

A Secretaria de Agricultura de Mombaça, em parceria com a EMATERCE, deram início na manhã de hoje (21), a entrega dos BOLETOS PARA PAGAMENTO DO GARANTIA-SAFRA 2020-2021.

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com contrapartidas do estado, município e o agricultor, e tem como objetivo garantir a segurança alimentar de agricultores familiares que perderam, pelo menos, 50% da produção por causa da estiagem ou excesso de chuvas.

Os boletos estão sendo entregues na sede da Secretaria de Agricultura, localizada próximo a EMATERCE, das 07h às 17h, com atendimento exclusivo para a entrega dos boletos. O objetivo é facilitar a entrega dos boletos a todos os 4.080 agricultores mombacenses aptos a receber o benefício.

EM TEMPO: Os boletos estão com data de vencimento para 30 de janeiro, e serão entregues aos presidentes das associações, mediante agendamento para evitar aglomeração.

"A parceria do poder público municipal através da Secretaria de Agricultura e a Ematerce, tem ajudado nossos projetos serem viabilizados mais rápido, o prefeito Orlando Filho está trabalhando pra fortalecer as parcerias já existentes e formar outras sempre pensando no bem estar dos Mombacenses". Afirmou o Secretário Jean Faustino.

#Agricultura 13/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA DISTRITO DE BOA VISTA RECEBERÁ A VISITA DA EMPRESA DE LEITE BETÂNIA

Na próxima sexta feira (15) o distrito de Boa Vista distante 36 km da sede da cidade de Mombaça receberá a visita de técnicos da empresa de leite Betânia, para reunião com produtores da região para viabilizar a instalação de tanques de resfriamento para coleta de leite.

O Prefeito Orlando Filho e o Secretário de Agricultura Jean Faustino, estão sempre em contato com a empresa para que de forma rápida e eficaz esses tanques sejam instalados, alavancando a economia daquele distrito e dando o primeiro passo para transformar o município em uma grande bacia leiteira.

A reunião está marcada para as 09h30min da próxima sexta-feira na sede da Associação de moradores, onde os produtores da região estão bastante empolgados e felizes, pois com a chegada desses tanques estarão garantindo a venda de toda a produção com um preço justo e sem se deslocar a longa distância.

"Essa é uma conquista que marca uma nova história na bovinocultura de leite de nossa cidade, não mediremos esforços para trazer mais progressos para os nossos produtores" afirmou o prefeito Orlando Filho.

#Agricultura 13/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Sementes do Programa Hora de plantar começam a serem distribuídas no município de Mombaça

Teve início nesta quarta-feira dia 13 no município de Mombaça a entrega das sementes selecionadas do Programa Hora de plantar . Para o município de Mombaça foram disponibilizadas 104 toneladas de sementes de milho e sorgo.

As primeiras comunidades que estão recebendo produto são: Piçarreira, Sabonete, Nova União, Cangati, Chapada, Taperoá, Fortuna, Timbaúba e Cajazeiras dos Ivos.

A entrega no município de Mombaça acontece através de uma parceria da prefeitura via Secretaria de Agricultura e Ematerce. O prefeito Orlando Filho disponibilizou toda a estrutura para logística de entrega das sementes.

Segundo o secretário de Agricultura Jean Faustino os agricultores receberão as sementes em sua comunidade, obedecendo um calendário de entrega. Nessa quarta-feira já estão sendo beneficiadas 9 comunidades com apoio da equipe da Ematerce e da própria Secretaria de Agricultura.

O Programa Hora de plantar está na sua 34ª Edição e atende a 182 municípios do Estado do Ceará.

#Parceria 11/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA PREFEITO ORLANDO FILHO PARTICIPA DE VISITA AO BANCO DO NORDESTE EM MOMBAÇA, PARA A APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PRODETER
#Agricultura 07/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR NA PRAÇA DA MATRIZ

A Feira da Agricultura Familiar no mês de março (6), apresentou inovações: mudança de local, show de talentos e atividades alusivas a Programação da Semana em Homenagem a Mulher.

Sem perder o seu brilho com instalações das barracas, produtos da agricultura familiar a Feira passou a ser realizada na Praça da Matriz, visando alcançar um maior número de frequentadores, uma feita que a Praça tem um grande fluxo de pessoas diariamente.

Nessa edição contou a colaboração de Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura ao inserir na Feira o Show de Talentos, com a participação de artistas amadores de Mombaça.

Outro incentivo para evento foi as participações das Secretarias de Assistência Social e Saúde, que aproveitaram o momento para fazer abertura da Semana da Mulher. Entre as ações voltadas as mulheres foram realizadas massagem, máscara facial (Cantinho de Beleza ); na área da saúde aconteceram procedimentos de aferição de pressão arterial (PA), teste rápido de glicemia, entre outros.

A Primeira Dama Jakelini Braga Evangelista, acompanhada da Vice-Prefeita Claudênia Cavalcante, distribui mimos para as mulheres.

A Feira da Agricultura Familiar foi prestigiada pelo Prefeito Ecildo Filho, acompanhado do Amigo do Município Ornando Filho e do Secretário de Juventude, Esporte e Cultura Ney Werbson.

www.mombaca.ce.gov.br
Emitido dia 25/04/2024 às 18:26:05