CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Festa 18/10/2023 GABINETE DO PREFEITO Magia e Alegria Dominam o 'Fantástico Mundo da Brincadeira' em Mombaça no Dia das Crianças.

O Dia das Crianças em Mombaça foi assim, repleto de magia, alegria e diversão no "Fantástico Mundo da Brincadeira", noite preparada com muito carinho e atenção para as nossas queridas crianças.

A comemoração reuniu inúmeras crianças do município e contou com a presença do prefeito Orlando Filho, da primeira-dama Lívia Alencar, da vice-prefeita Elidiana Carvalho, da secretária da pasta Fátima Lima, bem como diversas outras autoridades locais.

#Lazer 03/10/2023 GABINETE DO PREFEITO Projeto Interação chega ao distrito de Boa Vista em parceria com o Senar, promovendo saúde e bem-estar.

A Prefeitura Municipal realizou hoje a 11ª edição do Projeto Interação, que aconteceu no distrito de Boa Vista e contou com a parceria do Senar e diversas ações voltadas à saúde, bem-estar e lazer da população.

Boa Vista foi o último distrito contemplado com o projeto nesta primeira temporada de ações, encerrando com êxito esta primeira fase, que já alcançou todos os distritos do município. Quem aí está ansioso por mais ações?

#Gestão 28/09/2023 GABINETE DO PREFEITO Produtividade em Foco: 1º Encontro do Mais Leite Mombaça reúne produtores e reforça parceria entre Prefeitura e Sebrae.

A Prefeitura de Mombaça, em parceria com o Sebrae, realizaram ontem, o 1º encontro dos produtores atendidos pelo programa Mais Leite Mombaça.

Neste momento, foram ressaltados os compromissos tanto das entidades envolvidas quanto dos produtores em relação ao crescimento da bovinocultura de leite em Mombaça.

Estiveram presentes na ocasião, o Secretário de Agricultura de Mombaça Jean Fausino, o Analista do Sebrae Anderson Gonçalves e o consultor do Sebrae David Jessé.

#Gestão 02/09/2023 GABINETE DO PREFEITO Futsal em alta: S.E Lopes conquista o título no I ZONAL do Campeonato Mombacense e avança para a Zona Final.

S.E Lopes é campeão do I ZONAL do Campeonato Mombacense de Futsal e garante vaga no Zona Final.

O zonal aconteceu dos dias 31/09 a 02/08 no Distrito de Nova União com grande sucesso de público e excelentes partidas. Participaram as equipes: Real Cangati, Palmeiras da Zorra, S.E Lopes e Nova União. Levando a melhor, a equipe dos Lopes.

Está em andamento o zonal da sede.

O maior campeonato de futsal da história de Mombaça com o total apoio do prefeito Orlando Filho e vice-prefeita Elidiana Carvalho.

#Gestão 31/08/2023 GABINETE DO PREFEITO Chave da cidade nas mãos certas: 'Semana do Bebê' destaca a simbólica Bebê Prefeita em Mombaça.

Dando continuidade a programação da "Semana do Bebê" em Mombaça, foi realizada a concessão simbólica da chave da cidade a "Bebê Prefeita", no Hospital e Maternidade Antonina Aderaldo Castelo. O momento contou com a participação do Prefeito Orlando Filho e do Chefe de Gabinete e articulador do Selo Unicef, Ney Werbson.

#Gestão 24/07/2023 GABINETE DO PREFEITO Fortalecendo a Saúde Local: Entrega da Ambulância a Cangati e Região!

Registros da entrega de uma AMBULÂNCIA para os moradores do distrito de Cangati e região, que agora contarão com um transporte bem equipado e prontamente disponível que fará toda a diferença em situações de emergência.

Esse investimento na saúde do município, reflete o compromisso da gestão "Nossa Terra, Nosso Orgulho" em oferecer um atendimento de qualidade e acessível a toda população mombacense!

#Gestão 19/07/2023 GABINETE DO PREFEITO Renovando Espíritos: Viagem Inspiradora de Idosos a Juazeiro do Norte!

Ontem, 18 de julho, foi um dia inesquecível para os idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que viajaram para a cidade de Juazeiro do Norte, onde renovaram a fé e a esperança na terra do Padre Cícero.

A excursão, promovida pela gestão "Nossa Terra, Nosso Orgulho", foi marcada por muita alegria, cuidado e atenção com a turma da melhor idade, que puderam realizar esse sonho tão desejado por eles e que, sem dúvidas, ficará guardado na memória de cada um.

#Luto 28/12/2021 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO ORLANDO FILHO DECRETA LUTO OFICIAL EM MOMBAÇA PELO FALECIMENTO DO EX-VEREADOR BOREL ALENCAR

A Prefeitura Municipal de Mombaça, vem manifestar nota de pesar pelo falecimento do Sr. Fernando Antônio Alves de Alencar "Borel Alencar", um grande homem público de conduta ilibada e que teve relevantes serviços prestados a cidade de Mombaça.

Borel Alencar, foi, Vereador da Câmara Municipal de Mombaça por dois mandados, sendo exercidos nos períodos de 1989-1992 e 2013-2016, atuando sempre pautado na coletividade e no bem comum.

Foi membro da Assembleia Municipal Constituinte em 05 de abril de 1990 e ocupou o cargo de 1º Secretário desta casa no biênio 2013/2014.

Ainda na vida pública, Borel, ocupou com muito zelo e presteza os cargos de secretário de Esporte e Juventude e ainda chefe de gabinete da Prefeitura de Mombaça,

O Prefeito Orlando Filho, que também é genro do querido Borel, decretou luto oficial por 03 (três) dias em todo o território municipal (DECRETO Nº 370/2021), e expressou neste ato seu mais profundo desejo de conforto a todos os amigos e familiares, bem como sua esposa e filha de Borel Alencar, Primeira-dama Lívia Alencar, os demais filhos, Fernando Júnior e Liane Alencar, e ainda a esposa Luciglória Evangelista.

#Luto 01/12/2021 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO ORLANDO FILHO DECRETA LUTO OFICIAL DE TRÊS DIAS PELO FALECIMENTO DO EX-PREFEITO WANDEREZ DINIZ VIEIRA

O prefeito Orlando Filho decretou luto oficial de 03 (três) dias em sinal de pesar pelo falecimento do saudoso Walderez Diniz Vieira, ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 1 de dezembro.

O Decreto nº 363/2021 segue para publicação no Diário Oficial do Município, edição desta quinta-feira.

Walderez Diniz Vieira nasceu em 1932, agropecuarista, ex-vereador da Câmara Municipal de Mombaça, nos períodos de 1959-1963 e 1963-1967, ex-prefeito municipal de Mombaça de 1977 a 1983) e ex-vice prefeito municipal de Mombaça no períodos de 1993 a 1996, tendo contribuído para o desenvolvimento socioeconômico do município de Mombaça, e prestado sempre serviços relevantes a nossa população.

Nas eleições municipais de 15 de novembro de 1976 o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) elegeu apenas 7 (sete) prefeitos municipais no Estado do Ceará, dentre eles, Walderez Diniz Vieira, em Mombaça, para um mandato de quatro anos e que, posteriormente, foi prorrogado para seis anos.

Neste momento de dor, tristeza e consternação pública, a Prefeitura de Mombaça se solidariza aos familiares, amigos, correligionários e demais cidadãos enlutados.

#Premiação 23/11/2021 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Orlando Filho recebe o prêmio Melhores Prefeitos do Ceará

O prefeito de Mombaça, Orlando Filho (MDB) recebeu nesta segunda-feira, 22, em Fortaleza, o prêmio "Melhores Prefeitos do Ceará", entre os 35 eleitos na edição de número 34 da premiação realizada pela PPE Eventos de Fortaleza.

O Prêmio Melhores Prefeitos do Ceará busca estimular e reconhecer os gestores municipais que vêm exercendo mandatos pautados pela legitimidade. Dentre os principais indicadores avaliados, estão índices sociais oficiais.

Orlando Filho se destaca, sendo esta, a 1ª vez que conquista esse prêmio que avalia os resultados e indicadores municipais da gestão pública, e já se consagra como 2º melhor segundo a votação obtida.

Estiveram presentes ao lado do prefeito Orlando Filho, a primeira-dama Lívia Alencar, os pais do prefeito, Sr. Orlando Cavalcante e Lecilda Cavalcante, seus irmãos, vice-prefeita Elidiana Carvalho e esposo Julian Sá, secretários municipais, vereadores e ainda foi prestigiado pelo deputado estadual Danniel Oliveira e pelo presidente estadual do MDB ex-senador Eunício Oliveira.

A escolha contou com a participação de mais de 33 mil votos através da internet e pelo voto de 51 jurados selecionados através de profissionais da imprensa, representantes de entidades, políticos e demais autoridades do estado.

Os 36 prefeitos escolhidos conquistaram os votos dos jurados através de sua avaliação dos critérios de probidade administrativa, projetos viabilizados, indicadores sociais, obras realizadas, prestação de contas apresentadas, convênios de cooperação técnica, divulgação, dentre outros.

O prefeito dedicou o prêmio aos mombacenses e dividiu o sucesso da gestão com todos os colaborardes do governo municipal.

#Agenda 27/10/2021 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO ORLANDO FILHO CUMPRE AGENDA NO RIO GRANDE DO SUL EM BUSCA DE INVESTIMENTOS PARA O MUNICÍPIO DE MOMBAÇA

O prefeito Orlando Filho cumpriu durante os últimos dias, uma intensa agenda, no Estado do Rio Grande do Sul, com objetivo de atrair investimentos para geração e emprego e renda em Mombaça.

Ao lado dos prefeitos que compõem o Consórcio de Desenvolvimento do Sertão Central Sul - CODESSUL, o gestor iniciou a agenda durante a manhã do dia 26/10, onde visitou as fábricas de calçados Sugar Shoes e Neorubber, além de participar de reunião com os proprietários das respectivas empresas, José Luís e Paulo César, em busca de oportunidades de investimento para a cidade.

O prefeito foi ainda recepcionado pelo presidente do Centro Empresarial Porto Seco CEPORTO, Sr. Delmar Albarello e alguns presidentes das empresas que estão instaladas no Porto Seco, onde explanou os pontos positivos da nossa região, destacando as potencialidades de Mombaça.

"Nossa busca é incessante neste momento, pela instalação de fábricas no município de Mombaça, com foco principal na geração de emprego e renda para os mombacenses", destacou.

#Premiação 15/10/2021 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO ORLANDO FILHO É ELEITO O 2º MELHOR PREFEITO DO ESTADO DO CEARÁ A solenidade de entrega dos diplomas acontece no dia 22 de novembro, no La Maison Dunas, em Fortaleza.
#Desenvolvimento 16/08/2021 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO ORLANDO FILHO CUMPRE AGENDA EM CAMPINA GRANDE/PB, PARA CONHECER PROJETOS DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
#Emprego 04/03/2021 GABINETE DO PREFEITO Câmara de vereadores aprova projeto de lei de incentivos fiscais para setor industrial em Mombaça

A Câmara Municipal de Mombaça aprovou nesta quinta-feira (4), em sessão ordinária, o projeto de lei complementar do Executivo Municipal que concede incentivos fiscais ao setor industrial em Mombaça.

O Projeto de Lei Complementar 01/2021 dispõe sobre concessão de incentivos fiscais a fim de fomentar a atividade industrial no município de Mombaça.

Entre as medidas, o projeto prevê isenção de até 100% dos tributos municipais, exceto impostos sobre serviços, este com isenção de 50%, não podendo ficar inferior ao mínimo estabelecido na legislação federal.

"Estamos preparando a cidade para o futuro", avaliou o prefeito Orlando Filho. Conforme ele, a aprovação foi importante para a geração de emprego e renda para a cidade de Mombaça.

O prefeito frisou ainda que há um levantamento sobre o quanto será importante à vinda de indústrias a Mombaça. "Esse é o primeiro passo para podermos trazer indústrias para nossa cidade. O trabalho estar sendo constante na busca de parcerias para o desenvolvimento econômico, e com certeza estamos no caminho certo, em uma crescente", afirma.

EM TEMPO I

Foi aprovado na mesma sessão por unanimidade dos vereadores, o projeto de lei ordinária nº 04/2021 que autoriza o poder executivo a celebrar convênio visando a concessão de empréstimo com instituições financeiras através de consignações em folha de pagamento.

#CoronavírusFiscalização 19/02/2021 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA DE MOMBAÇA PUBLICA DECRETO SOBRE MEDIDAS RESTRITIVAS As medidas restritivas valem até o dia 28 fevereiro
#Agenda 08/02/2021 GABINETE DO PREFEITO MOMBAÇA RECEBE R$ 550 MIL DE EMENDA PARLAMENTAR DO DEPUTADO ESTADUAL DANNIEL OLIVEIRA Recurso será encaminhado para a Saúde do município
#Agenda 05/02/2021 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO ORLANDO FILHO GARANTE NOVOS INVESTIMENTOS PARA MOMBAÇA

O município de Mombaça foi contemplado na área da saúde com a emenda parlamentar no valor de R$ 80 mil, destinada pelo Deputado Estadual Danniel Oliveira, para a aquisição de UMA AMBULÂNCIA TIPO B. O anúncio da nova ambulância foi realizado em ato no Gabinete do Deputado.

De acordo com o deputado, a demanda foi recebida através do prefeito Orlando Filho e vice-prefeita Elidiana Carvalho, onde de imediato foram realizados todos os trâmites para ajudar o município. Logo pela manhã o deputado recebeu em seu gabinete a vice-prefeita Elidiana.

Na oportunidade o deputado anunciou ainda que o município de Mombaça será beneficiado com a construção de duas novas Areninhas, uma Brinquedopraça e uma Academia ao ar livre, equipamentos esses que irão fortalecer ainda mais o desenvolvimento da cidade.

O prefeito Orlando Filho esteve ao lado do seu pai Orlando Cavalcante, em reunião com o deputado Danniel Oliveira e o presidente do MBD no Ceará e Ex-senador Eunício Oliveira, onde na oportunidade esteve em busca de investimentos para o município de Mombaça.

"Me sinto muito feliz em poder contribuir com o progresso do nosso município, iremos avançar ainda mais" destacou o prefeito.

#Emprego 15/01/2021 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO ORLANDO FILHO FAZ VISITA A EMPRESA DE PRODUÇÃO DE POLPA DE FRUTAS

Na última quarta-feira, 13, o prefeito Orlando Filho, acompanhado do seu pai Orlando Cavalcante e do vereador Júnior do Lêoncio, fez uma visita à empresa Frute, do ramo de alimentos que trabalha com a fabricação da polpa de fruta. O proprietário, Vander Vieira, também esteve no encontro, quando foram discutidos o funcionamento do empreendimento e sua produção.

Após a reunião o proprietário, convidou o prefeito para visitar as instalações da empresa, que preza pela modernidade, e tecnologia avançada, sendo uma empresa modelo, no mercado de sucos e polpas, e estar no mercado desde 1995.

"Nossa conversa teve como objetivo, conhecer melhor o funcionamento da instituição, buscando incentivos para a produção frutífera de Mombaça e estimular a geração de emprego e renda em nossa cidade" enfatizou o prefeito Orlando Filho.

#Gestão 11/01/2021 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO DE MOMBAÇA É ELEITO DIRETOR ADMINISTRATIVO FINANCEIRO DO CODESSUL

Durante a primeira sessão extraordinária do CODESSUL, Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul, realizada na manhã da última sexta-feira, (08/01), o Prefeito de Mombaça Orlando Filho foi eleito Diretor Administrativo e Financeiro do órgão para o BIÊNIO 2021-2022.

Foram eleitos ainda:

Presidente: Mauricio Pinheiro (Prefeito de Senador Pompeu)

Vice-Presidente: Bismarck Bezerra (Prefeito de Piquet Carneiro)

Diretor Técnico e Operacional: Alan Macêdo (Prefeito de Milhã)

Diretor Controlador e Ouvidor: Gildecarlos Pinheiro (Prefeito de Dep. Irapuan Pinheiro)

"É com muita satisfação que recebo a nomeação de Diretor Administrativo-Financeiro do Consórcio de Desenvolvimento da Região, (CODESSUL). O progresso de Mombaça está aliado ao desenvolvimento de toda a região e nosso objetivo é garantir ainda mais avanço para todos. Parabéns ao Prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro, eleito presidente do CODESSUL. Mãos à obra!", destacou Orlando Filho em suas redes sociais.

#Gestão 09/01/2021 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Orlando Filho realiza primeira reunião com secretários municipais e traça metas do governo para 2021.

O Prefeito de Mombaça, Orlando Filho, esteve reunido na tarde desta sexta-feira (08) com os secretários municipais para alinhar estratégias de governo para o ano de 2021.

Na reunião com os titulares das pastas, o prefeito fez um balanço dos desafios, avanços e demandas de cada secretaria. O encontro aconteceu no Auditório Comandante Rui Andrade Alencar na Escola Divino Salvador e visou também discutir temas importantes nas diversas áreas da administração pública, garantindo assim, a qualidade dos serviços oferecidos à população.

Estiveram presentes além do Gestor, seus pais Orlando Cavalcante e Lecilda Cavalcante, a Primeira-dama Livia Cavalcante Alencar e seu avô o comerciante Sr. Pedro Tomé.

Participaram da reunião o Chefe de Gabinete Ney Werbson, Secretária de Administração Aurinete Almeida, Secretária de Finanças Luciglória Evangelista, Tesoureira Darci Jota, Secretário de Juventude, Esporte e Cultura Jônatas Lima, Secretária de Educação Helena de Oliveira, Secretária de Saúde Liane Evangelista, Secretária de Assistência Social Maria de Fátima, Secretário de Agricultura Jean Carlos Faustino, Secretário de Infraestrutura Dr. Leandro Evangelista, Secretário de Meio Ambiente Natanael Marques, o Chefe do Setor de Tributos Eudes Sabino, Presidente da Comissão de Licitação Neildo Veras e ainda os Procuradores do Município Dr. Narciso Filho, Dra. Sara Pinheiro, Dr. Alex Pessoa e Dr. Brian Rocha.

Na ocasião, o prefeito Orlando Filho, discutiu as ações que precisam ser realizadas nesta nova gestão. Também, falou da importância da sintonia da equipe de governo, para que todas as áreas do Município sejam bem atendidas.

#Premiação 09/12/2020 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Ecildo Filho conquista pelo 8º ano consecutivo o prêmio Destaques Político “Melhores Prefeitos do Ceará”

O Prefeito Ecildo Filho esteve na última terça-feira (08/12) na Sede da APRECE, acompanhado da primeira-dama Jakelini Braga Evangelista, recebendo a premiação Destaques Político 2020  “Melhores Prefeitos do Ceará”, respeitando o Decreto do Governador do Estado, a premiação foi entregue individualmente, conforme planejamento de Roberto Farias, PPE Eventos e a Revista Destaques do Ceará.
“É com muita alegria e gratidão que recebo mais uma vez essa honrosa premiação pelo oitavo ano consecutivo, acumulando um feito antes inédito para o nosso município. Partilho esse prêmio com todos os mombacenses e colaboradores que fazem a gestão Governando Com Você.” Ressaltou o Prefeito Ecildo Filho.
A escolha dos Melhores Prefeitos do Ceará é feita através de uma Comissão Julgadora de Alto Nível formada por 31 membros e votação pela Internet, em que avalia diversos indicadores dos municípios nas atuais administrações, entre os quais: probidade administrativa, indicadores sociais, transparência, divulgação, reconhecimento popular, prestação de contas, convênios, entre outros. O evento está na sua 33ª Edição.


 

#Inauguração 27/11/2020 GABINETE DO PREFEITO IFCE de Mombaça inaugurado no aniversário de 169 anos de fundação do Município

No dia em que o município de Mombaça comemorou os seus 169 anos de fundação (27/11) o prefeito é Ecildo Filho entregou a população uma das suas maiores conquistas, nos seus 8 anos, a frente administração do município. Trata-se do Campus Avançado do Instituto Federal do Ceará IFCE obra que envolve investimentos na ordem de 7 milhões e 300 mil reais, oriundos do orçamento próprio do IFCE e aplicados tanto na construção do espaço físico quanto na aquisição de equipamentos, como aparelhos de ar condicionado, itens tecnológicos da informação, mobiliário entre outros.

O Campus Avançado de Mombaça está vinculado administrativamente ao Campus de Iguatu e tem área total construída em cerca de 3 mil metros quadrados, com quatro salas de aula, quatro laboratórios (química, física, biologia e Informática), auditório, biblioteca, cantina, refeitório, ginásio poliesportivo e espaço para vivência.

A solenidade de inauguração que aconteceu no próprio equipamento, localizado no Sítio Recreação, a cerca de 6km da sede do município, contou com a presença do Prefeito Ecildo Filho, acompanhado da primeira-dama Jaquelini Braga, vice-prefeita Claudênia Cavalcante, prefeito eleito Orlando Cavalcante Filho, presidente da Câmara Municipal Beto Vieira, Pároco Pe. Carlos Roberto, secretários municipais, vereadores e assessores municipais.

A representação do IFCE foi composta Virgílio Augusto Sales Araújo, reitor do IFCE; Raimundo Eudes de Souza Bandeira, diretor do Campus Avançado do IFCE/Mombaça; Wally Mendonça Menezes , representando os pró-reitores e Wandenberg Venceslau Rosendo dos Santos, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.

O evento contou a participação da Banda de Música Professor Francisco Diassis Soares fazendo a execução dos hinos oficiais, benção das dependências pelo Pe. Carlos Roberto, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e ao final os presentes se postaram ao redor do bolo de aniversário do 169 anos de Mombaça.

O prefeito Ecildo Filho em sua fala referiu-se ao IFCE como indústria do conhecimento que vai proporcionar aos alunos mombacense e região oportunidade de ter formação superior a nível das melhores escolas do Brasil. Fez questão de agradecer o senador Eunício Oliveira, professor e reitor do IFC Virgílio Augusto; governador Camino Santana, que em tempo hábil asfaltou o trecho Rodovia do Algodão/IFC; Pe.. Lázaro da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, Câmara de Vereadores, entre outros.

O evento obedeceu as normas de segurança sanitárias recomendadas pelas autoridadas em saúde como medida de prevenção do novo coronavirus.

#Educação 25/11/2020 GABINETE DO PREFEITO Inauguração das novas instalações da Escola Divino Salvador dá início a Programação da Semana do Município - Mombaça 16

Na noite de ontem (24) foi entregue a população de Mombaça a reforma geral da Escola de Ensino Fundamental Divino Salvador. A solenidade faz parte da programação dos 169 anos do Município de Mombaça.

O evento contou com a presença do prefeito Ecildo Filho, acompanhado da Primeira-dama Jaquelini Braga, vice-prefeita Claudênia Cavalcante, secretários municipais, vereadores, diretores, coordenadores, alunos e pais de alunos. Todos seguindo as normas de segurança sanitária.O Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, Pe. Carlos Roberto deu a benção as novas instalações da escola.

No ato da solenidade de inauguração da Escola foram feitas diversas homenagens denominando nomes de salas a pessoas que prestaram relevantes serviços ao Divino Salvador: Auditório Comandante Rui Alencar Andrade; Biblioteca Professora Antonia Sabino Vieira (Dona Toinha Sabino); Refeitório Antonia Alves do Nascimento (Dona Tonha) e Sala dos Professores Maria dos Santos Sá (Professora Otília)

A escola Divino Salvador totalmente reformada conservou as características do antigo prédio agora com um tom de modernidade vai proporcionar aos alunos um ambiente de maior conforto e tranquilidade. A obra de reforma e ampliação da escola Divino Salvador teve um investimento de 2 milhões e 400 mil reais oriundos do Tesouro Municipal.

Além da reforma em toda sua estrutura física recebeu equipamentos novos para melhor desenvolver o aprendizado em ambiente totalmente climatizado.

A instituição educacional fundada pelo Padre Pereira com o nome Patronato Padre Pedro Leão depois chamada Divino Salvador, nome dado pelo seu fundador e depois passou a ser chamada Ginásio Escola Normal Divino Salvador atualmente denominada Escola de Ensino Fundamental Divino Salvador.

A escola conta com aproximadamente 800 alunos, 34 professores, 4 coordenadores pedagógicos, uma diretora adjunta, uma diretora administrativa e 26 funcionários. Em 2009 a escola foi incluída no Programa Escola Acessível e recebeu materiais para uma sala de recursos multifuncional para atendimento educacional especializado.

Com 62 anos de existência a escola nasceu das solicitações da comunidade e da necessidade de atendimento as crianças da região, como também do ideal do seu fundador Padre José Pereira de Oliveira preocupado com crianças e jovens de sua terra.

Na oportunidade foi entregue a certificação dos alunos do 9º Ano de forma simbólica, representados pela aluna Yasmin Pedrosa que ao receber a certificação falou em nome de todos os alunos do sentimento de despedida e a saudade que leva no coração dos anos em que esteve estudando na escola.

A Secretaria de Educação prestou uma homenagem ao prefeito Ecildo Filho entregando uma placa com o título Prefeito Amigo da Educação.

O prefeito Ecildo Filho em sua fala disse que "aquele momento era difícil precisar qual obra seria mais importante para ele: se a escola Divino Salvador em que fui aluno; se a escola Padre Pedro Leão que transformou um lugar de punição em um local de formação de cidadão ou se Instituto de Educação e Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) que vai ser o maior presente que a população de Mombaça recebe como impulsionadora do desenvolvimento do município".

Assessoria de Comunicação

#Inauguração 24/11/2020 GABINETE DO PREFEITO Tem início nessa terça-feira Programação da Semana do Município 2020

A Prefeitura de Mombaça inicia nesta terça-feira uma vasta programação para comemorar os 169 anos de criação do município

Denominada "Viva Mombaça 169 anos" as comemorações têm início com a solenidade de inauguração da Escola de Ensino Fundamental Divino Salvador com início previsto para às 17 horas.

Na amanhã da quarta-feira, dia 25 de novembro, dois eventos marcarão as festividades: às 9 horas no Polo de Atendimento do Proares acontecerá a culminância da Semana do Bebê com a escolha do Bebê do Ano, certificação do Bebê Prefeito e a entrega do "kit bebê" para gestantes que são acompanhadas pelos programas sociais; dando continuidade a programação dos 169 anos de Mombaça, às 17 horas acontecerá a solenidade de inauguração da Escola de Ensino Fundamental Padre Pedro Leão e entrega de equipamentos da referida escola. Convém salientar que esse prédio funcionou antiga cadeia pública e agora transformou-se no local formação de cidadãos.

Na quinta-feira, dia 26 às 9 horas, acontecerá, no Proares a solenidade de entrega dos certificados dos cursos profissionalizantes, equipamentos permanentes e utensílios diversos. Ainda na quinta-feira, no auditório da escola de Divino Salvador, acontecerá a entrega das placas de premiações e certificações das Escolas Nota 10 de Mombaça. Encerrando a programação da quinta-feira, na igreja matriz de Nossa Senhora da Glória, será celebrada Missa em Ação de Graças pelos 169 anos de fundação de Mombaça

Sexta-feira, Feriado Municipal, encerrando as atividades alusivas aos 169 anos de Mombaça, acontecerá inauguração do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE) e os parabéns oficial do Município.

Atendendo as orientações de segurança sanitária, todos os eventos serão de forma semipresencial com transmissão ao vivo pelas redes sociais da prefeitura de Mombaça (Facebook, Instagram)

Assossoria de Comunicação

#Premiação 23/11/2020 GABINETE DO PREFEITO Pelo 8º ano consecutivo o prefeito Ecildo Filho figura entre os Melhores Prefeitos do Ceará

Saiu, na última sexta-feira (20) a divulgação com a relação dos Melhores Prefeitos do Estado do Ceará em 2020, em sua 33ª edição. A lista consta, mais uma vez, o nome do prefeito de Mombaça, Ecildo Evangelista Filho.

O jovem prefeito Ecildo Filho é um dos poucos prefeitos do Ceará a receber a premiação por 8 anos consecutivos. São duas gestões marcadas pela excelente administração frente ao Município de Mombaça.

A cada premiação o prefeito Ecildo Filho tem se destacado em suas ações administrativas nas áreas da educação, saúde, infraestrutura, assistência social, responsabilidade fiscal e compromisso com a população.

A escolha dos destaques da premiação Melhores Prefeitos do Ceará 2020, realizado pela PPE Eventos é feita por uma comissão de 43 jurados formada por políticos, empresários, magistrados, jornalistas e radialistas. Também participaram da votação os internautas na página oficial da promotora do evento.

O prefeito Ecildo Filho atribui o sucesso da sua gestão a equipe de profissionais que ele com maestria conduz com muito selo e dedicação.

Assessoria de Imprensa.

#Coronavírus 09/08/2020 GABINETE DO PREFEITO Novo Decreto mantém o município de Mombaça na Fase 1 do Processo de Desenvolvimento Econômico As atividades religiosas ficam liberadas obedecendo o limite de 40% da capacidade
#Coronavírus 02/08/2020 GABINETE DO PREFEITO O município de Mombaça entra da Fase 1 do Processo de Retomada do Desenvolvimento

O novo Decreto das medidas de enfrentamento do Novo Coronavírus no município de Mombaça(*Decreto nº 275*) com vigência até o dia 9 de agosto coloca o município na Fase 1 do Processo de Retomada do Desenvolvimento Econômico considerando as normas do Decreto Estadual nº 33.617, tendo em vista que Mombaça pertence a Macrorregião de Saúde do Cariri.

As principais mudanças em relação ao decreto anterior consiste na reabertura de parte das atividades comerciais limitando em 40% dos serviços presenciais; liberação dos transportes coletivos (rurais) limitando a capacidade de passageiros em 50%.

Ficam mantidas todas as medidas de segurança: uso obrigatório de máscara, distanciamento, uso do álcool gel 70% e proibição de aglomeração.

O prefeito Ecildo Filho pede que a população e a empresários (dono dos comércios) colabore com as medidas contidas no decreto para que o munícipio avance para a Fase 2 do Processo de Retomado do Desenvolvimento.

DECRETO Nº 275

<iframe style="width: 100%; height: 600px; " src='https://www.mombaca.ce.gov.br/arquivos/873/DECRETOS_275_2020_0000001.pdf'></iframe>

#Coronavírus 17/07/2020 GABINETE DO PREFEITO COMITÊ DE ENFRENTAMENTO AO NOVO CORONAVÍRUS REALIZA REUNIÃO VIRTUAL PARA DEBATER NOVO DECRETO

Na tarde de hoje (17) o Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, realizou uma reunião virtual objetivando discutir as medidas do novo decreto que será publicado no próximo domingo, após o decreto do Governo do Estado.

A reunião com a presença do prefeito Ecildo Filho, que na oportunidade anunciou a reforma do Centro Cirúrgico e a chegada dos novos respiradores para o tratamento de pacientes com Covid-19, contou com a participação dos representantes da Secretaria da Saúde, Agente de Comunitário da Saúde, Câmara dos Vereadores, Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Demutran. Participaram também da reunião virtual a vice-prefeita Claudênia Cavalcante e Primeira Dama Jakelini Evangelista.

Os temas abordados giraram em torno dos dados epidemiológicos da Covid-19; as medidas de enfretamento ao Novo Coronavírus; o comportamento da população mediantes das medidas em vigor; a possibilidade de flexibilizar alguns setores do comércio diante das manifestações da população.

Diversas sugestões foram apresentadas que serão consideradas no momento que o novo decreto for redigido, de conformidade com os dados epidemiológicos, em consonância com o decreto do Governo Estadual.

#Coronavírus 23/06/2020 GABINETE DO PREFEITO LEI ANTECIPA FERIADO DE N.S DO PERPETUO SOCORRO E DECRETO DETERMINA PONTO FACULTATIVO NA SEXTA-FEIRA

Em sessão realizada na manhã de hoje (23/06) a Câmara Municipal aprovou Projeto de Lei (PL) de autoria do Poder Executivo antecipando de forma excepcional o Feriado Municipal de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro do dia 27 (sábado) para o dia 25 (quinta-feira) de junho de 2020.

Assim o Prefeito Ecildo Filho sancionou a Lei Ordinária nº 1004/2020 de 23 de junho de 2020, que torna Feriado Municipal em todo território de Mombaça, o Dia 25 de junho de 2020 (quinta-feira).

Ao mesmo tempo, o prefeito, decreta Ponto Facultativo o dia 26 de junho de 2020 (sexta-feira), através do Decreto nº 264/2020, de 23 de junho de 2020.

#Coronavírus 10/06/2020 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO ECILDO FILHO PARTICIPA DE VÍDEOCONFERÊNCIA COM SECRETÁRIO DE SAÚDE DO ESTADO E PREFEITOS DA REGIÃO

O prefeito Ecildo Filho, participou na tarde de ontem (09), de uma vídeoconferencia com o secretário de Saúde do Estado do Ceará, Dr. Cabeto, e demais prefeitos da Macrorregião do Cariri.

O evento promovido em parceria com APRECE teve objetivo de discutir medidas emergenciais, tendo em vista o recente e expressivo crescimento no número de casos da Covid-19 na macrorregião.

Na oportunidade, foi apresentada a atual curva exponencial da doença nos municípios da Macrorregião do Cariri e discutida a necessidade de medidas mais rígidas. No que diz respeito ao último decreto, também foi ventilada a possibilidade de o Estado retroceder e determinar lockdown na macrorregião.

Entre os pontos abordados destacaram-se a estruturação hospitalar na região, com mais leitos de UTIs; o repasse de mais testes; maior apoio do Estado nas ações de controle do isolamento; entre outros.

#Coronavírus 12/05/2020 GABINETE DO PREFEITO NOVO DECRETO DA PREFEITURA DE MOMBAÇA ADOTA MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO DO CIVID-19 NO ÂMBITO DO BRADESCO

Um novo decreto (Decreto nº 254/2020) foi baixado no município de Mombaça com relação as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) é direcionado para aglomeração na Agencia do Bradesco.

A medida levou em consideração o grande número de aglomeração na Agencia do Bradesco somado ao grande número de correntistas de outras agencias Bradesco em Mombaça, aumentando assim o risco de contaminação em virtude da aglomeração de pessoas.

O decreto determina que o atendimento será feito, através de senhas, com triagem na fila, obedecendo sempre o horário de atendimento Turno Manhã, correntistas do Zona Rural e Turno Tarde, Zona Urbana (Sede).

A instituição ainda se obriga a tomar outras providências tais como: evitar aglomeração; manter o distanciamento mínimo do público; organizar filas dentro e fora do estabelecimento; fornecer álcool em gel para clientes e funcionários; tornar o uso obrigatório de mascaras aos funcionários e determinar atendimento somente a clientes que estiver fazendo uso de mascara.

O decreto terá prazo até o dia 20 de maio de 2020, podendo ser prorrogado caso as medidas previstas nos decretos anteriores vigentes sejam prorrogados.

#Coronavírus 26/04/2020 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA DE MOMBAÇA PUBLICA DECRETO QUE OBRIGA USO DE MÁSCARA EM TODO TERRITÓRIO DO MUNICÍPIO

O decreto nº 248/2020 da Prefeitura de Mombaça, que torna obrigatório o uso de máscara facial para quem sair às ruas e circular nos estabelecimentos abertos ao público já foi publicado em meio oficial.

"É importante dizer que as máscaras que estamos tornando o uso obrigatório são as comuns, tendo em vista que o município de Mombaça está concluindo a entrega de 40 mil máscaras a população mombacense. É importante deixarmos as máscaras profissionais para os profissionais da saúde. Se todo mundo for usar a máscara profissional, vai faltar para dentro do hospital. As que estamos pedindo para as pessoas usarem são as caseiras", disse o Prefeito Ecildo Filho.

O prefeito alertou ainda que o melhor efeito da medida não é a punição, mas a conscientização da população quanto a sua necessidade para evitar o aumento da contaminação.

As medidas contidas no decreto nº 248/2020 estarão em vigor, a partir de segunda-feira (27). As pessoas que estiverem sem as máscaras poderão ser impedidas de entrar nos estabelecimentos autorizados a funcionar durante a pandemia do novo coronavírus.

Quem desobedecer a determinação está sujeito a pagamento de multa por deixar de executar, dificultar ou se opor à execução de medidas sanitárias, que visem à prevenção das doenças transmissíveis e sua disseminação, à preservação e à manutenção de saúde.

A prefeitura de Mombaça já está finalizando a distribuição de 40 mil máscaras para os seus munícipes.

Medida passa a valer já na segunda-feira (27/04)

#Coronavírus 17/04/2020 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA DE MOMBAÇA PUBLICA DECRETOS DE ENFRENTAMENTO AO COVID-19

A preocupação com a pandemia do novo coronavírus fez com que o prefeito Ecildo Filho, pouco menos de um mês, editasse 10 decretos de enfrentamento ao novo vírus, como medida de prevenção e proteção a população de Mombaça.

No período de 17 de maio a 14 de abril o Gabinete da Prefeitura publicou do Diário Oficial dos Municípios do Ceará 10 decretos voltados exclusivamente para combate ao novo coronavírus, como medidas de evitar a disseminação do vírus no território do município.

As primeiras ações contidas do Decreto nº 235/2020 de 17 de março de isolamento social como forma impedir a propagação do Civid-19 foram tomadas: suspenção das aulas, proibição de atividades coletivas nas Secretarias Municipais e aglomeração de pessoas.

A partir de então outros decretos foram reeditados e editados para intensificar o enfrentamento do novo coronavírus como prorrogação de Ponto Facultativo; fechamento do Terminal Rodoviário; fechamento de estabelecimentos comerciais (exceto serviços essenciais); restrições a circulação de transportes coletivos.

Todos os decretos estão em consonância com o Governo do Estado, Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde, autoridades medidas e cientistas quem entendem o isolamento social como forma eficaz de conter o Covid-19.

Decretos COVID-19

Decreto nº 245/2020 - Prorroga as novas medidas restritivas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus, contidas no Decreto Municipal nº 244/2020

Decreto nº 244/2020 - Dispõe sobre novas medidas para o enfrentamento de emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus

Decreto nº 243/2020 - Prorroga as medidas de enfrentamento a disseminação do Novo Coronavírus no âmbito do Município de Mombaça

Decreto nº 242/2020 - Reconhece a ocorrência do estado de calamidade pública no município de Mombaça para os fins do disposto no art. 65 da Lei Complementar Federal n°101, de 4 de maio de 2000, e doação de cestas básicas às famílias carentes

Decreto nº 241/2020 - Dispõe sobre as medidas adotadas pelo município de Mombaça para contenção do avanço do Novo Coronavírus

Decreto nº 240/2020 - Decreta Situação de Emergência em Saúde e dispõe sobre medidas para o enfrentamento e contenção da infeção humana do Novo Coronavírus no município de Mombaça

Decreto nº 239/2020 - Prorroga as medidas adotadas nos Decretos Municipais nº 235/2020 e 238/2020, as quais continuam necessárias para o enfrentamento do avanço do Novo Coronavírus no município de Mombaça

Decreto nº 238/2020 - Dispõe sobre restrição de funcionamento dos bancos e lotéricas no âmbito do município de Mombaça-Ce

Decreto nº 236/2020 - Dispõe sobre novas medidas para o enfrentamento da emergência de saúde decorrente do nono coronavírus

Decreto nº 235/2020 - Dispõe sobre as medidas para o enfretamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus

#Coronavírus 16/04/2020 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA DE MOMBAÇA FARÁ DOAÇÃO DE 40 MIL MÁSCARAS

A prefeitura de Mombaça fez aquisição de 40 mil máscaras reutilizáveis de tecido para distribuir com a população objetivando prevenir e reduzir os danos causados pela pandemia do novo coronavírus.

A aquisição faz parte das ações de enfretamento ao novo coronavírus como medida de proteção individual bem como suprir a demanda dos mombacenses pela procura das máscaras no comercio local.

Para evitar aglomeração as 40 mil máscaras serão distribuídas gratuitamente a população de Mombaça pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

No momento da entrega o Agente de Saúde dará as instruções do uso adequado das máscaras e sua reutilização.

A aquisição das máscaras foi realização através de processo licitatório no valor de R$ 66.000,00.

#Coronavírus 14/04/2020 GABINETE DO PREFEITO NOVO DECRETO PRORROGA PRAZO DE RESTRIÇÕES AOS TRANSPORTES COLETIVOS EM MOMBAÇA

Vencido o prazo do decreto nº 244/2020, que impõe restrições a circulação aos veículos automotivos de passageiros e recomendações aos veículos de passeio, o prefeito Ecildo Filho baixou decreto prorrogando o prazo até dia 20 de abril.

O novo decreto de nº 245/2020 mantém todas as restrições do decreto nº 244/2020 abrindo exceção ao serviço de mototaxi, desde quando o serviço atenda formas de segurança, fazendo uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), tanto para o mototaxista quanto para o passageiro.

Quando o risco da pandemia do novo coronavírus (CIVID-19) começou a espalha-se no território cearense, com o risco que entrar no município de Mombaça, o gestor municipal baixou 10 decretos como medidas de enfrentamento ao novo coronavírus.

As medidas estão sempre alinhadas com as autoridades em saúde, Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, Organização Mundial de Saúde (OMS) e Governo do Estado.

#CoronavírusFiscalização 09/04/2020 GABINETE DO PREFEITO NOVO DECRETO IMPÕE MAIOR RESTRIÇÃO NA CIRCULAÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES

Novo decreto do prefeito Ecildo Filho impõe maior restrições ao trafego de transporte coletivo no âmbito do território do município e faz recomendações no uso de veiculo de passeio.

O decreto nº 244/2020, a entrou em vigor nessa quarta-feira (09), dispõe sobre novas medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus tem prazo de validade até 14 de abril, voltando-se exclusivamente para os meios de transportes automotivos de passageiros (carro de linha, topic, ônibus, mototaxi) que se caracterize transporte coletivo e carros de passeio.

Aos veículos de transporte coletivo ficam proibidos de circular, acarretando a apreensão do veículo até o prazo de vigência do decreto. Os carros de passeio recomenda-se a circulação com até duas pessoas (incluindo o condutor), em forma restrita, diante de uma situação de emergência ou essencial necessidade.

O trabalho de fiscalização e atuação ao que determina o decreto nº 244 fica a cargo do Demutran auxiliado pela Guarda Municipal.

As medidas estão dentro dos padrões de recomendação das autoridades em saúde, Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde que sugere o isolamento social como medida eficaz ao combate ao COVID-19.

Os cuidados com o isolamento estão sendo redobrados após a confirmação do primeiro caso positivo a novo coronavírus registrado em Mombaça. O paciente foge ao grupo de risco por ser um jovem de 29 anos, morador no meio rural, apontando assim para o contagio comunitário.

A vitima está sendo monitorada pela equipe da saúde do município, seguido o protocolo recomendado para os casos positivos COVID-19.

#Coronavírus 08/04/2020 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO ECILDO FILHO PARTICIPOU DE REUNIÃO COM GOVERNADOR CAMILO SANTANA, SECRETÁRIO DE SAÚDE DR. CABETO E PREFEITOS

Através do sistema de videoconferência com o governador Camilo Santana, o secretário estadual de Saúde, Carlos Roberto Martins (Dr. Cabeto) e vários prefeitos do Ceará, o prefeito de Mombaça Ecildo Filho, participou na manhã de hoje (08), de uma reunião de debate e alinhamento das ações de enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19).

A reunião organizada pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e o governador Camilo Santana tratou de questões de saúde pública no âmbito dos municípios, ações operacionais do combate ao vírus, dificuldades financeiras, questões estruturais em atender a demanda da população, as dificuldades de exames específicos, critérios de distribuição de equipamentos de proteção individual (EPI) aos profissionais de saúde, testes rápidos para identificar pacientes positivos, insumos para manutenção das unidades de saúde e disponibilidade do SAMU.

Os prefeitos debateram também com o governador sobre a importância de aderir ao estado de calamidade devido à queda de arrecadação pública e a recomposição do ICMS e FPM.

Para o prefeito Ecildo Filho "a reunião foi importante, pois mostra que prefeitos estão alinhados com as ações do governador no combate ao novo coronavírus. O município de Mombaça muitas vezes até tem se antecipado nas ações de enfretamento ao COVID-19, no intuito do proteger a população em um todo. Numa situação de pandemia todos estão sujeitos a contrair a doença. Nesse momento cabe ao gestor a responsabilidade de agir em prol do seu povo".

#Coronavírus 06/04/2020 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO ECILDO FILHO PEDE QUE POPULAÇÃO PERMANEÇA EM CASA

O prefeito Ecildo Filho, preocupado com os números de casos do coronavírus, que têm aumentado consideravelmente no Estado do Ceará, como também aproveitando esse momento de "Quaresma" que nos leva ao recolhimento espiritual, solicita aos mombacenses a colaboração de cada um no sentido de permanecer em casa. Só sair se houver realmente a necessidade de resolver algo fora do ambiente familiar, como ir a supermercado, farmácia, atender um chamado de urgência, etc.

Permanecer em casa, segundo a orientação das autoridades em saúde pública, da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e das Secretarias Estadual e Municipal da Saúde, é a maneira mais eficaz de combater a disseminação do Novo Coronavírus (COVID19).

Pesquisadores e cientistas do mundo todo estão em uma batalha incansável de encontrar uma vacina ou um medicamento para a cura do coronavírus. Até a presente data ainda não foi encontrado nem um medicamento eficaz, nem uma vacina capaz de conter a pandemia que tem afetado a população mundial, nos obrigando a permanecer em casa.

A única saída eficaz nesse momento é que cada um permaneça em casa. Quanto menor aglomeração de pessoas, menor é a probabilidade do vírus se espalhar.

"Nós que fazemos a Administração Pública estamos fazendo a nossa parte: mantendo as escolas fechadas, prorrogando Ponto Facultativo em nossas repartições públicas (mantendo em funcionamento os serviços essenciais), decretando Situação de Calamidade Pública, colocando nossos servidores na orientação das medidas preventivas (Demutran, Guarda Municipal, Agentes Comunitários de Saúde - ACS, Agentes Comunitários de Endemias - ACE, Equipes de Saúde da Família- ESF)." Declara Ecildo Filho.

É necessário de cada um faça a sua parte: Fique em Casa. Juntos vamos vencer essa batalha.

#Servidores 31/03/2020 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO MANTÉM COMPROMISSO DE PAGAR OS SERVIDORES EM DIA E INJETA MAIS DE 2 MILHÕES E 487 MIL REAIS NA ECONOMIA

Em meio as dificuldades financeiras que os municípios vem enfrentando com as constantes quedas no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), agora agravado com o pandemia do novo coronavirus (COVID19), o prefeito Ecildo Filho cumpre seu compromisso de manter rigorosamente em dia o pagamento dos servidores do município de Mombaça.

Ciente das dificuldades que a população está enfrentando, com grandes reflexos na economia local, pelo fato que as medidas restritivas de combate ao novo coronavírus impondo que lojas, bares e restaurantes permaneçam fechado, afetando diretamente as famílias que precisam manter a despesas e o sustento dos familiares, o prefeito autorizou que o pagamento dos servidores fosse creditado nas suas respectivas contas.

Para evitar aglomeração nos bancos onde os vencimentos são creditados o pagamento nesse período de quarentena em função do novo coronavírus foi realizado em duas datas, mas dentro do mesmo mês: dia 30 (ontem) foi liberado os vencimentos dos servidores do magistério e dia 31 (hoje) está sendo liberado o vencimento dos demais servidores.

Sabedor da importância desses recursos para a economia do município o prefeito Ecildo Filho também autorizou o liberação pagamento aos beneficiários do Cartão Esperança que beneficia 800 famílias em situação de vulnerabilidade.

Segundo a Secretaria de Finanças de Mombaça no dia 30 de março entrou nas contas dos servidores do magistério o montante de R$ 1.498.611,74 (Folha do mês + 50% do 13° salário dos aniversariantes + 1/3 de férias); hoje, 31 de março, serão depositados *R$ 988.461,02* referente aos outros servidores efetivos, comissionados e temporário e mais *R$ 48.000,00* do Programa Cartão Esperança.

Os recursos repassados com a Folha de Pagamento e mais o Programa Cartão Esperança está injetando no município de Mombaça o montante de R$ 2.487.072,76.

Esse é o 87º mês que o prefeito Ecildo Filho honra o compromisso de pagar rigorosamente em dia os servidores municipais do Município.

Ecildo Filho alerta aos funcionários municipais que não precisam fazer aglomeração nas agências bancárias, procurem ir ao banco nos horários de menor movimento, uma vez que os horários de funcionamentos do auto atendimento foi ampliado em mais 4 horas, encerrando as 22h.

#Coronavírus 30/03/2020 GABINETE DO PREFEITO NOVO DECRETO DA PREFEITURA DE MOMBAÇA PRORROGA PONTO FACULTATIVO POR MAIS UMA SEMANA E MANTÉM MEDIDAS RESTRITIVAS

Prefeito Ecildo Filho, em consonância com as ações do Governo do Estado, visando evitar a disseminação do Coronavirus, baixou mais um Decreto nº 239/2020, em que prorroga Ponto Facultativo no município de Mombaça, para o período de 30 a março a 03 de abril.

O novo decreto também mantem o fechamento do Terminal Rodoviário até zero hora do dia 06 de abril e recomenda aos donos de bares, restaurantes, lojas, academias, lanchonetes, clubes e comércio em geral, exceto supermercados, farmácias e serviços de saúde, que cumpram suspensão dos serviços até à zero hora do dia 06 de abril de 2020, conforme determina o decreto nº 33.530, de 28 de março de 2020, do governo do Estado do Ceará.

A medida levou em consideração o alinhamento com as últimas medidas do Governo do Estado em manter as restrições de circulação das pessoas em vias publicas e aglomeração de pessoas; a experiência registrada em outros países no combate ao novo coronavírus (Covid-19); as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS); o avanço significativo dos casos de infectados no Estado do Ceará e no Brasil com o registro de aumento de óbitos causado pelo vírus; temor de colapso no sistema de saúde publica, saturando a demanda oferecida nos hospitais públicos e finalmente a necessidade das pessoas continuarem em casa até novas orientações das autoridades em saúde pública.

Último informe da Secretaria de Saúde de Mombaça (29/03) aponta que o município tem 26 casos em isolamento domiciliar, 03 notificados, 0 caso confirmado e 0 descartado.

#AçãoSocialCoronavírus 27/03/2020 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA DE MOMBAÇA, BANCO E LOTÉRICAS FAZEM CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO AOS USUÁRIOS DE BENEFÍCIOS E CONTAS BANCÁRIAS

A prefeitura de Mombaça em parceira com as agências bancárias e lotéricas realizam campanha nas emissoras de rádios e redes sociais solicitando aos aposentados e pensionistas do INSS, beneficiários dos programas sociais que moram na sede do município (centro e periferia) que procurem o atendimento nos caixas depois das 14 horas, deixando assim o horário da manhã para o atendimento as pessoas que moram na zona rural.

A campanha tem como objetivo evitar aglomeração nas agências bancárias e casas lotéricas, em virtude da pandemia do coronavírus - COVID19. Os áudios (spots) recomendam que os usuários mantenham a distancia de dois metros para outra pessoa no momento do atendimento.

A partir de segunda-feira (30) o horário do auto atendimento será de 6h às 22h de segunda a sexta-feira e nos finais de semana e feriados de 6h às 19h.

Recomendações aos usuários de bancos e lotéricas nesse período de pandemia do coronavírus:

- Escolha um horário que o banco está mais vazio;

- Evitar colocar as mãos na boca, olhos e nariz antes de lava-las com água e sabão;

- Manter a distancia de no mínimo 2 metros de outra pessoa;

- Procure a rede bancária apenas em caso de extrema necessidade;

- Se tossir ou espirrar coloque o braço, ou se possível, faça o uso de máscara;

- Evite abraços ou aperto de mãos;

- Deixe horário da manhã apenas para público da zona rural;

- Se não há necessidade de sair, fique em casa.

#Coronavírus 26/03/2020 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO ECILDO FILHO ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE “LEITOS DE RETAGUARDA” NO CENTRO COMUNITÁRIO

O prefeito Ecildo Filho em entrevista nessa quinta-feira (26), no programa Jornal da Sertões, do Jornalista Célio Teixeira, reafirmou que as ações de combate ao novo coronavírus no município de Mombaça continuam intensificados.

Ecildo filho afirmou que uma nova medida está sendo tomada no sentido de preparar o município para possíveis casos de pacientes com o novo coronavírus. Trata-se da construção de Leitos de Retaguarda que serão construídos, no prazo de 12 dias, no prédio onde funcionou o Centro Comunitário. É uma atitude preventiva para caso o hospital municipal não possa atender a demanda.

Prefeito também, na entrevista, tranquilizou o funcionalismo público dizendo que vai fazer todos os esforços no sentido de manter o pagamento em dia, anunciando que no próximo dia 31 os vencimentos estarão nas respectivas contas.

Com relação ao funcionamento dos bancos que retorna nesta segunda-feira, em especial Banco do Brasil, com o novo horário de funcionamento, ou seja de segunda a sexta das 6 horas as 22 horas e nos finais de semana das 6 horas às 18 horas, com apoio da equipe de enfrentamento ao novo coronavírus, fará o isolamento da área dos bancos, para evitar aglomeração de pessoas, exatamente nesse período em que estão sendo pagos os benefícios do INSS, Bolsa Família, Cartão Esperança entre outros.

Prefeito Ecildo Filho garantiu não medirá os esforços para não atrasar os recursos do Cartão Esperança, programa do município, que beneficia hoje cerca de 800 famílias.

O prefeito fez um apelo aos mombacenses para que cooperem no combate ao novo coronavírus permanecendo em casa, evitem aglomeração nas agências bancárias, haja vista que os horários de autoatendimento foram esticados.

#Coronavírus 20/03/2020 GABINETE DO PREFEITO DECRETO PRORROGA PONTO FACULTATIVO POR 10 DIAS EM VIRTUDE DO NOVO CORONAVÍRUS

O prefeito Ecildo Filho, em virtude dos novos números Coronavírus no Brasil e no Estado do Ceará, em consonância com as ações do Governo do Estado do Ceará, que decretou novas medidas de enfrentamento ao COVID19, através do Decreto nº 33.519, publicado do Diário Oficial do Estado na Edição de 20 de março, tendo em vista que a situação requer o emprego urgentes de medidas de prevenção, no sentido de evitar a disseminação do Coronavírus, decretou a prorrogação do período de Ponto Facultativo no município de Mombaça.

O Decreto nº 236/2020, além de estender o Ponto Facultativo até o dia 27 de março, determinou o fechamento do Terminal Rodoviário do dia 23 à 27 março, incluindo a área de embarque e desembarque e das agências de passagens.

O decreto recomenda aos donos de bares, restaurantes, lojas, academias, lanchonetes, clubes e o comercio em geral, exceto supermercado, farmácias e serviços de saúde, que cumpram a suspensão dos serviços pelo prazo de dez dias de acordo o que determina do Decreto nº 33.519, do Governo do Estado.

#Coronavírus 17/03/2020 GABINETE DO PREFEITO COMUNICADO OFICIAL DO PREFEITO ECILDO FILHO SUSPENDE AULAS POR PERÍODO DE 15 DIAS

COMUNICADO OFICIAL

Prezando pelo bem-estar dos alunos, profissionais da educação e de toda a população, a Prefeitura de Mombaça, acompanhando a ação do Governo do Estado do Ceará, decidiu pela suspensão temporária das aulas em todo o território do município de Mombaça, das atividades dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos (CRAS E CREAS) e ainda recomenda que as instituições de ensino privado adotem as mesmas medidas.

A suspensão acontecerá a partir desta terça-feira (17/03) e seguirá pelo período de 15 dias.

A Secretaria da Saúde do Ceará divulgou boletim onde confirmou o registro de 9 casos dentre os 71 casos suspeitos que estão sendo investigados.

A Prefeitura comunica ainda que conforme solicitação do MPCE, já encontra-se elaborado o plano municipal de contingência para o enfrentamento ao coronavírus.

Mais informações com outras medidas serão divulgadas nas redes sociais oficias da Prefeitura Municipal de Mombaça, após reunião com todos os prefeitos do Ceará.

Fique atento, faça a sua parte seguindo as orientações das autoridades de saúde, juntos enfrentaremos essa pandemia com mais eficácia.

Ecildo Evangelista Filho

Prefeito Municipal

#Gestão 07/02/2020 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO ECILDO FILHO TEM CONTAS DE GESTÃO DE 2013 APROVADAS A Câmara Municipal de Mombaça, por unanimidade dos seus vereadores, aprovou as contas da Prefeitura de Mombaça.
#Prefeito 31/10/2019 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO ECILDO FILHO RECEBE PREMIAÇÃO MELHORES PREFEITOS DO ESTADO DO CEARÁ. Aconteceu no La Maison Buffet – Dunas (Fortaleza) com a presença do governador do Estado do Ceará Camilo Santana.
www.mombaca.ce.gov.br
Emitido dia 28/03/2024 às 20:33:59