CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Cultura 23/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Ontem ocorreu o lançamento do livro “Lembranças de um Vaqueiro”, escrito por Antônio Pinheiro de Oliveira!

A obra, que retrata a lembrança e estima daqueles que já se foram através da poesia do Aboiador. Foi uma oportunidade única de valorizar nossa cultura e enaltecer as raízes do nosso povo.

#Cultura 13/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Magia e Solidariedade: Mombaça Brilha Sob o Espírito Natalino na Noite Memorável de Natal!

Mombaça brilhou ainda mais na noite do dia 10 de dezembro

Caminhamos juntos pelas ruas iluminadas, celebrando a magia do Natal que agora brilha em cada canto da nossa amada cidade.

O acender das luzes foi um espetáculo de emoções e a presença do Papai Noel tornou a noite ainda mais especial.

Que este espírito natalino nos guie por dias repletos de alegria e solidariedade.

#Cultura 02/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Silvero Pereira Ilumina a Noite: Uma Apresentação Memorável que Encantou Nossa Cidade!

Uma noite memorável

nossa cidade foi palco de um evento extraordinário! Nosso querido Silvero Pereira, grande artista e exemplo de ser humano, encantou a todos com um incrível show, proporcionando uma noite repleta de emoção e alegria.

Agradecemos a todos que participaram desse momento tão especial. Juntos, celebramos a cultura e o talento que nosso município tem a oferecer.

#Cultura 27/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Forró e Alegria: Mombaça Encerra os 172 Anos com Chave de Ouro em Uma Noite Contagiante de Ritmo e Celebração!

Em meio ao ritmo contagiante do forró, encerramos com chave de ouro na noite do dia 26 de novembro, as festividades dos 172 anos de Mombaça!

Uma noite repleta de energia, dança e celebração, marcando nossa cidade com muita alegria. Viva Mombaça!

#Cultura 25/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Mombaça Brilha: Noite Especial de Aniversário Marca os 172 Anos da Cidade com Cores, Sons e Muita Alegria!

Mombaça se vestiu de cores e sons para celebrar seus 172 anos com uma festa que ficará marcada na memória de todos! A noite tornou-se ainda mais especial com a presença de talentosos artistas que deram um show de música e animação.

Agradecemos a todos que participaram e contribuíram para o sucesso desta noite especial. Que essa festa seja recordada como um capítulo vibrante na história de Mombaça. Rumo a mais anos de tradição, cultura e animação em nossa amada cidade!

#Cultura 24/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO 172 Anos de História Iluminados: Show Evangélico Emociona Mombaça em Noite de Celebrações e Gratidão!

Emocionante noite de celebrações e gratidão em Mombaça! O show evangélico, integrante das festividades pelos 172 anos da cidade, trouxe luz, fé e união. Agradecemos a todos que contribuíram para tornar este evento memorável. Que esta celebração seja um marco de amor e esperança, impulsionando-nos rumo a um futuro de paz e prosperidade.

#Cultura 27/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Mombaça em Movimento Cultural: III Conferência Municipal define rumos da política cultural com posse do Conselho.

Ontem, 27 de setembro, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo, realizaram a III Conferência Municipal de Cultura. A conferência trouxe temas importantes para o desenvolvimento da política cultural do nosso município, bem como elegeu e deu posse ao Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Estiveram presentes na ocasião, a primeira-dama Lívia Alencar, a vice-prefeita Elidiana Carvalho, o secretário de Cultura, Jônatas Lima, a coordenadora de Cultura, Mikaele Sousa, o conferencista da COPAR e representante da SECULT Ceará, Pedro Igor, dentre outras autoridades. Foi um momento de articulação, fomento e de escuta dos anseios dos artistas locais.

#Cultura 19/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Festejando Tradição e Forró: RASTAPÉ 2023 - Festival de Quadrilhas de Mombaça

O maior Festival de Quadrilhas da nossa região contou com muito forró, alegria e tradição, sem falar nas premiações em trofeús e mais de 6 mil reais em dinheiro, para os vencedores das várias categorias da competição.

O evento, promovido pela Prefeitura de Mombaça e SECULT, recebeu um grande público nas duas noites de apresentações. O prefeito Orlando Filho, acompanhado pela primeira-dama, Lívia Alencar, a vice-prefeita, Elidiana Carvalho, o secretario da pasta, Jônatas Lima, e demais autoridades locais, marcaram presença na ocasião.

#Cultura 27/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO É TRADIÇÃO, É CULTURA, É BOIADEIROS DO SERTÃO!

É TRADIÇÃO, É CULTURA, É BOIADEIROS DO SERTÃO!

A estreia da Quadrilha Junina Boiadeiros do Sertão foi um sucesso e contou a história do grande pescador Ceará e da linda rendeira Fortaleza, que após o primeiro encontro encantaram-se com suas riquezas naturais, características e qualidades, vivendo uma linda história de amor.

Foi lindo esse lançamento de 2023, que traz o tema: "Ceará, terra da luz, lugar de encantos e tradições".

#Cultura 05/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Biblioteca Pública Municipal Augusto Tavares de Sá e Benevides: Renovação para uma Experiência Cultural Incomparável!

Reforma da Biblioteca Pública Municipal Augusto Tavares de Sá e Benevides: uma nova fase começa!

A Prefeitura deu um passo importante para deixar nossa Biblioteca Pública Municipal ainda mais incrível! ????

Essa nova Biblioteca será um verdadeiro tesouro para a nossa comunidade, um espaço dedicado à cultura, ao conhecimento e ao enriquecimento intelectual. Além disso, será um ambiente inclusivo e educacional, aberto a todos.

A prefeita em exercício, Elidiana Carvalho, o secretário de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo, Jônatas Lima, e a Engenheira Civil, Isabelle Cavalcante, assinaram a Ordem de Serviço para a reforma do equipamento. Também estiveram presentes na ocasião, o coordenador da Biblioteca, Fernando Cruz e várias autoridades locais.

#Cultura 11/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Pré-Carnaval em Família 2023

Essa linda festa foi marcada por muita alegria e diversão entre os mombacenses, que aproveitaram ao som das marchinhas da Banda de Música Francisco de Assis Soares, com direito ao concurso de melhor brincante, esquenta do samba e muita animação!

O momento foi promovido pela Prefeitura de Mombaça e Secretária de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo, contando com a participação da vice-prefeita Elidiana Carvalho (que esteve representando o prefeito Orlando Filho), e o secretário da pasta, Jônatas Lima.

#Cultura 04/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO PREFEITURA DE MOMBAÇA ENTREGA MATERIAL DE TRABALHO A BANDA DE MÚSICA PROFESSOR FRANCISCO DIASSIS SOARES

Na noite de ontem (03), o prefeito Orlando Filho, ao lado da primeira-dama Lívia Alencar e do secretário municipal de Juventude, Esporte e Cultura, fez a entrega de novos instrumentos musicais para a Banda de Música Professor Francisco Diassis Soares.

Entre o material estar 1 sax alto, 1 sax tenor, 2 clarinetes, 1 trompete, 1 zabumba, baquetas, 1 triângulo, 1 pandeiro, palhetas e óleos lubrificantes para instrumentos de sopro, 30 estantes para partituras, 2 caixas de som, microfone, cabos conectores, plugs e 1 cajon elétrico.

Com essa aquisição, os instrumentos além de modernizar e melhorar a qualidade na capacitação tem o objetivo fortalecer a expressão musical e cultural da banda.

O prefeito Orlando Filho, parabenizou a todos os componentes pela dedicação, e também ao maestro Washington Luís, que veem realizando um importante trabalho no município.

O Secretário Jônatas Lima, o maestro da banda de música Washington Luís, agradecem toda atenção e sensibilidade do prefeito Orlando Filho em conseguir enxergar a necessidade da cultura através da música especificamente, "onde com bons sons. buscamos e resgatamos muitos jovens, adolescentes que se encontram através deste atrativo, o que dá a oportunidade de formar cidadãos com mais dignidade." Ressaltou o secretário.

"Este material nos permite já projetar uma abertura de uma nova turma da Escola de Música, Antônia Sabino Vieira", completou.

Durante a entrega também estiveram presente à coordenadora municipal de cultura, Micaele Sousa e o coordenador da banda de música, Guilherme.

A aquisição dos instrumentos foi através de recursos próprios do município.

#Cultura 17/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO PREFEITURA DE MOMBAÇA REALIZA I EXPOSIÇÃO DE ARTES

A Prefeitura de Mombaça através da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura realizou a I Exposição de Artes, "Embarque nessa viagem".

A exposição aconteceu na sede da Secretaria nos dias 13 e 16/08 em alusão ao Dia Nacional das Artes (15/08). O objetivo da exposição foi proporcionar aos mombacenses uma verdadeira viagem no mundo das artes, em especial as artes locais.

Uma grande diversidade de artes foi apresentada, como: capoeira, maquiagem, desenhos, pinturas em telas, fotografias, artesanatos, crochê, cordéis, livros, vitrola, radiola, vinil, toca fitas, um histórico da banda municipal de música com instrumentos, fardamentos, assim como a arte da performance, diversos títulos esportivos de grande relevância como 4ª colocação nos jogos escolares na fase nacional, campeão cearense, dentre outros.

Foi apresentado ainda sessões de cinema para as crianças e adolescentes, e a história de Mombaça para todos os visitantes.

A exposição teve um número considerável de visitantes, em especial o Prefeito Municipal Orlando Filho, primeira-dama Livia Alencar, Vice-prefeita Elidiana Carvalho, Secretários Municipais: Ney Werbson, Aurinete Almeida, Ennio Fragoso, Fatinha, Liane Alencar, Lucigloria Evangelista, e ainda da Coordenadora Municipal de Cultura, Mikaele Sousa, dentre outras autoridades.

O secretário de Juventude, Esporte e Cultura Jônatas Lima, comunga com o pensamento de Dom Bertrand de Orleans e Bragança, que diz: "A história é absolutamente fundamental para um povo. Quem não sabe de onde vem, não sabe para onde vai."

#Cultura 14/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO MOMBAÇA: Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura, anuncia lista dos aprovados no Auxílio Financeiro setor de eventos

A Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura, anunciou a relação dos mombacenses que foram aprovados no Auxílio Financeiro do Setor de Eventos, concedido pelo Governo do Estado do Ceará.

O Auxílio Financeiro é para os profissionais do setor de eventos que ficaram impedidos de exercerem as suas atividades por conta das restrições no segmento em decorrência da pandemia da Covid-19.

Em Mombaça, foram 24 aprovados, que receberão o auxílio de R$ 1.000, dividido em duas parcelas de R$ 500. O Governo do Estado anunciou que a Primeira parcela será paga no período de 20 a 30 de abril e a segunda parcela de 15 a 31 de maio.

Os aprovados terão seu status no Mapa Cultural alterado para "aprovado" e a Secult Ceará irá encaminhar a solicitação de pagamento para o banco. O benefício será creditado na conta bancária informada pelo solicitante no ato da inscrição.

O Secretário Jônatas Lima, recebeu com muita alegria a informação dos beneficiários de Mombaça, e ressaltou que a Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura, continuará desenvolvendo ações de apoio a toda classe artística do no município, pois esse é um compromisso do Prefeito Orlando Filho, levar sempre o melhor serviço aos mombacenses.

#Cultura 20/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO BANDA DE MÚSICA PROFESSOR FRANCISCO DE ASSIS SOARES INICIA AS SUAS ATIVIDADES EM MOMBAÇA

Na noite de ontem (19), na Sede da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura, iniciaram as atividades presenciais da Banda de Música Professor Francisco de Assis Soares que é regida pelo Maestro Washington Luís, conta com a participação de 20 componentes.

A Banda de Música Professor Francisco de Assis Soares, tornou-se um patrimônio cultural do município de Mombaça, e carrega em seu tempo de existência anos gloriosos e projetos que marcaram o coração dos munícipes, a exemplo da criação da Escola de Música Professora Antônia Sabino Vieira, instituída pela LEI MUNICIPAL Nº 761/2014, 16 DE JUNHO DE 2014.

A Banda de Música de Mombaça tem por objetivo difundir a cultura musical, formar intérpretes e atuar em programas de solenidades cívicas, festas religiosas, artísticas, populares e recreativas desta cidade.

O Secretário de Juventude, Esporte e Cultura Jônatas Lima, prestigiou o momento e reafirmou o compromisso juntamente com o Prefeito Orlando Filho, de estarem a inteira disposição para o bom funcionamento da Banda e o fortalecimento da cultura musical no município de Mombaça. Na oportunidade os componentes da banda foram recepcionados ao som acústico dos artistas mombacenses Kleber Pinheiro e Mikaele Sousa.

#Cultura 19/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO PREFEITURA DE MOMBAÇA REALIZA REUNIÃO COM REPRESENTANTES DOS PROJETOS SELECIONADOS NA LEI ALDIR BLANC

Na manhã da última sexta-feira (15), representantes dos projetos selecionados do Edital Fomento às Artes de Mombaça, estiveram reunidos na sede da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura para debaterem sobre o processo de prestação de contas, dos referidos projetos selecionados pelo município.

Estiveram presentes o Chefe de Gabinete Ney Werbson, e o Secretário de Juventude, Esporte e Cultura Jônatas Lima, participaram também os representantes dos projetos contemplados 04 na categoria artes visuais, 01 na categoria artesanato e 01 na categoria cultura tradicional e popular.

O benefício é decorrente da Lei Federal Aldir Blanc 14.017/2020 de auxílio emergencial à cultura e vai garantir uma renda emergencial para trabalhadores da Cultura e manutenção dos espaços culturais enquanto seguimos enfrentando a pandemia.

#Cultura 29/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO PREFEITURA DE MOMBAÇA REALIZA LIVE FAZENDO ESCLARECIMENTOS ACERCA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL À CULTURA

Na última terça-feira (29) através da página da Prefeitura de Mombaça no Instagram, o Secretário de Juventude, Esporte e Cultura Ney Werbson e o Apresentador do Programa Governando com Você Everardo Ferreira, estiveram em uma live trazendo vários esclarecimentos sobre o Auxílio Emergencial à Cultura, através da Lei Aldir Blanc, que tem o objetivo de ajudar profissionais e organizações culturais que perderam renda em razão da crise do coronavírus.

A live teve duração de 1h e contou com a importante participação dos mombacenses que fazem parte das atividades de cultura no município, onde na oportunidade foi anunciado o pagamento em três parcelas de R$ 600,00 (seiscentos reais) para os trabalhadores da cultura, sendo: artistas, contadores de histórias, produtores, técnicos, curadores, trabalhadores de oficinas culturais e professores de escolas de arte e capoeira, desde que, esses tenham trabalhado ou atuado socialmente na área artística nos 24 meses anteriores à publicação da Lei ou não recebam outro benefício previdenciário ou assistencial.

Também será disponibilizado o pagamento de Subsídio a Espaços Culturais, com um valor que pode variar entre R$ 3 mil e R$ 10 mil por mês e beneficiará teatros, livrarias, ateliês, feiras, circos, produtoras de cinema, e várias outras categorias, os critérios estão estabelecidos na lei federal e será seguido pelo gestor local.

Os cadastros de forma presencial ocorrerão até o dia 07/08, na sede da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura de Mombaça, das 08h às 14h.

www.mombaca.ce.gov.br
Emitido dia 19/04/2024 às 13:25:58