CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 29/11/2023 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Curso de Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental promove capacitação para a proteção ambiental em Mombaça!

De 21 a 23 de novembro, a E.E.M.T.I Professor Pedro Jaime e a SEMA, em parceria com a COEAS, realizaram o Curso de Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental, com participação da Prefeitura, Secretaria Municipal de Educação e da Professora Rita Maria. Ministrado pelos técnicos Katiane Almeida e Joaquim Dyogo Sales, o curso visou capacitar alunos para serem multiplicadores na proteção ambiental em suas áreas de atuação. O evento contou com a presença do Secretário do Meio Ambiente de Mombaça e representantes da Educação, fortalecendo laços para uma comunidade mais sustentável.

#MeioAmbiente 16/08/2023 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Raízes Plantadas, Mombaça Arborizada: Prefeitura Inicia Programa de Arborização com Plantio de Ipês e Jacarandás.

A Prefeitura de Mombaça e a Secretaria do Meio Ambiente, deram inicio hoje, 12 de agosto, ao programa "Raízes Plantadas, Mombaça Arborizada", com o plantio de mudas de Ipê e Jacarandá em diversos pontos do município.

Árvores são elementos essenciais para uma urbanização sustentável. Elas não apenas embelezam, mas também melhoram a qualidade do ar, um passo em direção a uma urbanização mais equilibrada e harmoniosa.

O prefeito Orlando Filho, acompanhado pela primeira-dama, Lívia Alencar, a vice-prefeita, Elidiana Carvalho, o secretário de Meio Ambiente, Natanael Marques, o NUCA, alunos de escolas municipais e demais autoridades locais, participaram dessa importante ação do programa.

#MeioAmbiente 06/08/2023 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE 2ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Resíduos Sólidos: Avanços, Desafios e Experiências!

A Prefeitura de Mombaça e a Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o CODESSUL, realizaram na última sexta-feira, 04 de agosto, a 2ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Resíduos Sólidos, com o tema: "Avanços, desafios para o futuro e experiências exitosas".

O evento foi ministrado pelo conferencista, professor Reinaldo Fontes, que abordou o subtema: "Desafios e oportunidades na gestão dos resíduos sólidos nas políticas pré-aterro".

Estiveram presentes, representando o prefeito Orlando Filho, a vice-prefeita, Elidiana Carvalho, o secretário da pasta, Natanael Marques, o superintendente do CODESSUL, Vanier Silva, a vereadora Josielma Pinheiro e demais autoridades locais.

#MeioAmbiente 01/06/2023 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Mombaça recebe o 15° Seminário Regional para fortalecer o Programa Selo Município Verde

No dia 1 de junho, Mombaça sediou o 15° Seminário Regional de fortalecimento do Programa Selo Município Verde. ???

O Selo Município Verde - PSMV é um Programa de Certificação Ambiental pública, instrumento da gestão pública estadual que identifica a cada dois anos, os municípios cearenses que desenvolvem ações protetivas do meio ambiente.

Com o intuito de garantir a credibilidade e transparência, todo o processo de implantação, funcionamento e controle das atividades que atestam e conferem a certificação ambiental Selo Município Verde aos municípios é acompanhado por um Comitê Gestor, presidido e Coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente - SEMA.

#MeioAmbiente 01/04/2023 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Festa Anual das Árvores em Mombaça conscientiza sobre a importância das árvores na mudança climática.

A Prefeitura de Mombaça e Secretaria do Meio Ambiente, realizaram do dia 20/03 ao dia 01/04, várias ações da Festa Anual das Árvores, que teve como tema "Árvores e Mudança Climática", visando conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores.

Dentre as ações, foram ministradas palestras de conscientização, seguindo o tema da campanha, nas escolas do município. A programação foi finalizada com a ação "Adote um copo", no qual foram doados copos reutilizáveis para todas as secretarias e prefeitura municipal, para serem utilizados durante o expediente de trabalho.

#MeioAmbiente 03/02/2023 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Mombaça inicia campanha de preservação ambiental com placas educativas!

A Prefeitura de Mombaça e a Secretaria do Meio Ambiente deram início no dia 02/02, a uma série de ações para conscientizar a população sobre a preservação ambiental em Mombaça. Para alcançar esse objetivo, foram instaladas placas educativas em locais estratégicos da cidade, visando ensinar e sensibilizar a comunidade sobre a importância de cuidar do meio ambiente, manter os espaços públicos limpos e em ordem.

A preservação do meio ambiente é uma responsabilidade compartilhada por todos! É fundamental que todos estejam envolvidos nesse processo, para garantir um futuro mais saudável para nós e para as gerações futuras.

Além das placas educativas, outras iniciativas podem ser implementadas para ajudar na preservação ambiental, como campanhas de limpeza, projetos de paisagismo, implantação de áreas verdes e parques, entre outros.

É importante destacar que essas ações em Mombaça podem ser um exemplo para outras cidades, inspirando-as a seguir o mesmo caminho. Juntos, podemos construir um mundo mais verde e saudável para todos!

#MeioAmbiente 06/10/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Mombaça realiza 1° encontro presencial do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA)

A Prefeitura de Mombaça, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou na manhã de hoje, quarta-feira (06), no Plenário da Câmara Municipal de Mombaça, o primeiro encontro presencial com a equipe de jovens do Município, que participam do Programa Agente Jovem Ambiental.

A reunião contou com a presença do Prefeito Orlando Filho, do Coordenador Regional do Programa no Sertão Central, Higor Carlos, do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Natanael Marques, e do Coordenador Municipal Rafael Ângelo. O objetivo do encontro foi traçar o plano de ação comunitária, que serão desenvolvidos pelos agentes ambientais, e ainda a entrega de material de trabalho dos mesmos. Na oportunidade o houve a apresentação do Coordenador Rafael, que na condição de Ponto Focal, será responsável por acompanhar e conduzir esses jovens no desenvolvimento dos projetos ambientais no município de Mombaça.

AJA

O Programa Estadual Agente Jovem Ambiental (AJA) do Governo do Ceará tem como propósito estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

O Programa é executado, coordenado e monitorado pela SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/SEMA).

Os jovens classificados para o AJA participam de uma capacitação em educação ambiental, realizada pela SEMA, em formato de Ensino à Distância (EAD), com duração de 60 (sessenta) horas/aula.

Os AJA's recebem auxílio financeiro mensal correspondente a R$ 200 reais, concedido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).

#MeioAmbiente 22/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE, ESPORTE, CULTURA E TURISMO Prefeito Orlando Filho assina ordem de serviço da construção da Central de Resíduos Sólidos em Mombaça As centrais são os lugares onde todos os tipos de resíduos encontram uma destinação final ambientalmente adequada, e em Mombaça terá investimentos de mais de 340 mil reais.
#MeioAmbiente 08/07/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE MOMBAÇA COMEÇARÁ A LICENCIAR EMPREENDIMENTOS DE IMPACTO LOCAL AINDA NO MÊS DE JULHO

Na última quarta-feira (7), o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Natanael Marques, participou de reunião na Sede do Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul - CODESSUL, ao lado do Prefeito Maurício Pinheiro, presidente do consórcio e mais, secretários e técnicos ambientais dos municípios de ACOPIARA, MILHÃ, PIQUET CARNEIRO, SENADOR POMPEU e SOLONÓPOLE, que começarão a licenciar empreendimentos de impacto local, a partir do dia 20 de julho.

Para o Prefeito Maurício Pinheiro, presidente do CODESSUL, os agricultores e empreendedores da região irão se beneficiar com a conquista: "O CODESSUL viabilizou em ação conjunta com estes municípios à atuação na desburocratização do licenciamento ambiental e na construção de uma região cada vez mais propícia à instalação de novas fábricas e indústrias".

O Prefeito Orlando Filho, tem se dedicado, a contribuir com essa temática, por ser um instrumento que prevê condições para o estabelecimento de empreendimentos e atividades, de forma a tentar eliminar, quando possível, ou minimizar danos ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, garantir o desenvolvimento social e econômico do município de Mombaça e região.

O próximo passo a ser dado pelo o consórcio é unificar o SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL para que os produtores rurais dos 8 municípios que compõem o CODESSUL, possam vender seus produtos de origem animal em todo o país, através do SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

#MeioAmbiente 20/01/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE MOMBAÇA PARTICIPA DE REUNIÃO DO GRUPO EXECUTIVO DO CODESSUL SOBRE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

O Secretário do Meio Ambiente Natanael Marques, acompanhado do Técnico Rafael Ângelo, participaram na manhã de ontem (19) de uma reunião na cidade de Senador Pompeu sobre Licenciamento Ambiental.

Participaram da reunião os municípios de Mombaça, Acopiara, Deputado Irapuan Pinheiro, Piquet Carneiro, Pedra Branca, Senador Pompeu e Solonópole.

A pauta principal deste momento foi à estruturação dos municípios para procederem com os licenciamentos através do Consórcio de Desenvolvimento da Região Sertão Central - CODESSUL, com a criação de politicas públicas de meio ambiente.

#MeioAmbiente 22/07/2020 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE MOMBAÇA recebe nota máxima no Índice de Qualidade do Meio Ambiente - IQM 2020 Boa gestão ambiental garantirá repasse orçamentário de 2% da arrecadação do ICMS a Mombaça.
www.mombaca.ce.gov.br
Emitido dia 24/04/2024 às 07:43:11